Moradores da região do bairro Jardim das Oliveiras já contam com novo Centro de Referência Social para melhor atendimento

Fotos: Ascom/PMI

Unidade do Cras conta com salas equipadas, banheiros, brinquedoteca com capacidade para atender a população de bairros

Foi entregue para a comunidade, nesta segunda-feira (3), o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região do bairro Jardim das Oliveiras. Com a nova unidade em sede própria, a Prefeitura deixa de pagar aluguel.

“É o primeiro investimento da Prefeitura na construção de sede própria para o Cras em Itabira”, salientou a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, na inauguração da nova unidade de atendimento social no município.

Moradores do bairro Jardim das Oliveiras compareceram na inauguração da nova sede própria do Cras

O investimento na construção foi de R$ 1,5 milhão. A sede própria conta com recepção, almoxarifado, cinco salas, cozinha, dispensa, brinquedoteca, duas salas de atendimento em grupo, além de banheiros femininos e masculinos com acessibilidade.

Outros bairros da região atendida pelo novo Cras são: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Colina da Praia, Eldorado, Praia, Santa Inês, Jardim das Oliveiras, Juca Rosa, Santa Matilde, Nova Vista, São Pedro, São Francisco, Vila Santa Izabel, Santo Antônio.

Na mesma unidade serão atendidas também moradores das comunidades rurais de Fundão, Ribeirão São José, Laboreaux, Engenho e Oliveira Castro.

Segundo Nélia Cunha, nos próximos dias serão inaugurados os novos Cras dos bairros Gabiroba e Pedreira.

Brinquedoteca: nova unidade do Cras dispõe também de recepção, almoxarifado, cinco salas, cozinha, dispensa, duas salas de atendimento em grupo, além de banheiros femininos e masculinos com acessibilidade

Garantia de direitos

Trata-se de mais um reforço na proteção e na garantia de direitos da população. A nova unidade do Jardim das Oliveiras tem capacidade para atender 5 mil famílias referenciadas pela Assistência Social. Desses, 1,7 mil residem no bairro Jardim das Oliveiras.

Somente por intermédio desse Cras já foram encaminhadas as contratações de 60 mulheres em situação de vulnerabilidade social pelo programa Facilita Trabalho. E 10 jovens conseguiram o primeiro emprego pelo programa Aprendiz Social.

Além disso, em Itabira, 940 famílias recebem mensalmente a moeda social eletrônica Facilita e 1.331 famílias recebem o benefício Bolsa Família.

Crianças do bairro e da região já podem usufruir da brinquedoteca

Repercussão

Para o presidente da Associação dos Moradores do bairro Jardim das Oliveiras, Jovelino de Oliveira Gomes, o Cras é uma importante conquista social para os moradores.

“As crianças vão ter muito proveito na brinquedoteca”, acentuou Jovelino na inauguração. O líder comunitário aproveitou para salientar outras conquistas obtidas para a comunidade. “O nosso bairro agora está com 70% de acessibilidade.”

Inauguração foi da primeira unidade do Cras a contar com sede própria

Presente na inauguração, o prefeito Marco Antônio Lage salientou o empenho da administração municipal para garantir direitos à população itabirana.

“Estamos trabalhando para implementar políticas públicas no nosso município e fazer de Itabira uma cidade cada vez mais justa e sustentável”, disse ele, destacando os serviços sociais de atendimento ao usuário e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais da unidade.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *