Mineiros da Vale celebram conquistas com festa e cultura em Itabira, na Semana do Trabalhador, entre o final de abril e início de maio

Fotos: Carlos Cruz

O Sindicato Metabase de Itabira e Região celebra em 2025 seus 80 anos com uma programação especial para a Semana Municipal do Trabalhador. Instituída pela Lei Municipal 5.119, de 2019, por iniciativa do então vereador André Viana Madeira, atual presidente do sindicato e representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, a semana promete eventos marcantes e reflexivos sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores filiados ao sindicato.

Para este ano, na Semana do Trabalhador, instituída pela lei municipal 5.119, de 3 de maio de 2019, por iniciativa do então vereador André Viana Madeira, hoje presidente do Sindicato Metabase e representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, o trabalhador da Vale tem motivos de sobra para celebrar, uma vez que se comemoram os 80 anos de fundação da entidade sindical – e também muitas conquistas sindicais, com avanços ao longo dos anos.

A data é também para ser comemorada efusivamente pelo seu significado histórico. O Sindicato Metabase de Itabira, um dos pioneiros no país, surgiu no bojo das grandes reformas trabalhistas de Getúlio Vargas, no final do Estado Novo (1937-45), três anos após a criação da então estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), cujos trabalhadores compõem ainda hoje sua principal base sindical na região, representando os mineiros de várias mineradoras.

Uma conquista importante dessa época foi a promulgação, por Getúlio Vargas, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse marco unificou e regulamentou os direitos dos trabalhadores no Brasil, como férias remuneradas, jornada de trabalho limitada e proteção contra demissões arbitrárias.

Esses institutos, entretanto, vêm sendo fragilizados ao longo dos anos. A reforma trabalhista de Michel Temer, em 2017, por meio da Lei nº 13.467, iniciou essa flexibilização. Posteriormente, Jair Bolsonaro, com a Medida Provisória 1.045/21, aprofundou as mudanças. Ambas as reformas permitiram mais terceirizações de atividades-fim, precarizando as relações de trabalho.

André Viana disse que o momento é de celebração, mas também de exaltar a união dos trabalhadores e o fortalecimento da categoria em busca de novas conquistas

Comemorações e visitas ilustres a Itabira

Mas ainda, mesmo com essas perdas incomparáveis para o trabalhador brasileiro, há que se festejar com muita alegria na grande festa que está sendo preparada pelo sindicato para a Semana do Trabalhador.

A programação já está praticamente fechada. A abertura oficial será no dia 28 de abril, uma segunda-feira, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com uma cerimônia solene aberta ao público.

Na ocasião, será lançado um documentário cinematográfico que narra a trajetória do sindicato, incluindo momentos marcantes como a greve de 1989, a luta contra a privatização em 1997 e visitas históricas do presidente Lula à cidade, uma em 1980 e a outra em um ato público realizado em Itabira, contra a privatização da Vale, em 1997, com presenças também de Leonel Brizola (1922-2004) e Aureliano Chaves (1929-2003).

Lula em Itabira, pouco após a fundação do Partido dos Trabalhadores, em sua primeira visita à cidade. A segunda visita ocorreu em 1987, durante um ato público contra a privatização da Vale. (Foto: Eduardo Cruz)

Nesse período, o sindicato engajou-se firmemente na campanha, participando da intensa mobilização de lideranças políticas, sindicais e sociais, com comícios e atos públicos em várias regiões do Brasil, incluindo cidades mineradoras como Itabira.

“Infelizmente, o movimento foi derrotado com a privataria de FHC”, lamentou André Viana, na coletiva de imprensa, realizada nessa quinta-feira (3), na sede do sindiato, para divulgar a programação da Semana do Trabalhador.

É assim que, segundo Viana, a Semana do Trabalhador, além de ser um momento festivo e de congraçamento, é também um momento de reflexão que leva à conscientização e recuperação da memória histórica. “Preservar a memória do sindicato é essencial para aprendermos com os erros e acertos do passado e construirmos um futuro mais justo, o que só é possível com muita luta”, enfatizou.

Programação diversificada para adultos e crianças

A programação cultural, esportiva e festiva da Semana do Trabalhador inclui duas sessões de stand-up comedy com Tiago Carmona no dia 29 de abril e uma palestra no UNIFuncesi sobre saúde mental e direito trabalhista no dia 30. “É fundamental que os trabalhadores reflitam sobre seu papel na sociedade, mas também tenham acesso a momentos de lazer, cultura e bem-estar”, destacou o sindicalista.

No feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Clube Campestre do Sindicato será palco de atividades esportivas e recreativas, incluindo corrida rústica, torneios de futebol e xadrez, além de opções de lazer para as famílias.

No dia 3 de maio haverá um evento de voluntariado no bairro Jardim das Oliveiras, reforçando o compromisso social do sindicato com a cidadania e a inclusão. “Nossa maior luta é por uma sociedade mais justa, mais humana e consciente do seu papel coletivo e isso deve acontecer na prática, em nosso dia a dia”, reforçou Viana.

Além das atividades em Itabira, as celebrações acontecem também nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Antônio Dias, Timóteo e Serro, por onde o sindicato estende sua base territorial. “Estamos expandindo nossa atuação para fortalecer o sindicato como um pilar regional e nacional na defesa dos interesses dos trabalhadores mineiros e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades mineradas”, adiantou André Viana na coletiva de imprensa.

Outro destaque da programação cultural será a apresentação da Orquestra Ouro Preto, que trará o espetáculo “Gonzagão”, em parceria com a FCCDA, que também celebra seus 40 anos de fundação. A data desse grande bailão-concerto será divulgada em breve, mas André Viana garante:

“Será um momento marcante nas nossas celebrações, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo”, disse ele, referindo-se ao regente e responsável pelos arranjos orquestrais que unem música erudita e popular, como as interpretações de Alceu Valença, The Beatles e Luiz Gonzaga.

Segundo André Viana, um dos momentos marcantes será a apresentação da Orquestra de Ouro Preto interpretando clássicos de Luiz Gonzaga

Conquistas jurídicas 

Além das celebrações festivas na Semana do Trabalhador, André Viana Madeira apresentou importantes vitórias jurídicas e iniciativas pioneiras do sindicato. Entre elas, destaca-se a tese das barragens, que aborda os riscos enfrentados por trabalhadores em áreas de rejeitos e estruturas de risco.

A tese foi reconhecida em instâncias do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), estabelecendo precedentes inéditos no Brasil. “Essa é uma vitória fantástica para os trabalhadores, que finalmente têm seus direitos reconhecidos em situações de extrema vulnerabilidade”, afirmou Viana

Outra conquista relevante foi a correção do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que garante aposentadoria especial para trabalhadores expostos a áreas de risco. Segundo André Viana, “essa ação representa um avanço significativo, não apenas para trabalhadores da Vale, mas para todos aqueles que operam em condições semelhantes, como as zonas de autossalvamento”.

Na Anglo American, o Metabase lidera uma ação sobre insalubridade e periculosidade nas minas, beneficiando diretamente 700 trabalhadores. Outras iniciativas regionais incluem parcerias com empresas em Conceição do Mato Dentro, Antônio Dias e Timóteo, reforçando o compromisso do sindicato com o desenvolvimento social e econômico.

O sindicato também atua na recuperação de superávits do plano de previdência complementar Valia, buscando reparações para trabalhadores migrados do plano BD para o Vale Mais em 2000. “Essa ação previdenciária é estratégica e visa garantir que os trabalhadores sejam respeitados e suas contribuições reconhecidas”, explicou o sindicalista.

Outro caso de destaque é a ação contra a fraude do Investvale, considerada uma das maiores do país. O instituto foi criado após a privatização da Vale e acabou por lesar inúmeros trabalhadores que investiram o que receberam após o leilão da então estatal no Investvale, por gestão inadequada. Segundo André, o caso, que já tem parecer favorável no STJ, pode beneficiar milhares de trabalhadores e aposentados.

“Estamos criando jurisprudência em temas inéditos, como segurança em barragens e direitos previdenciários, estabelecendo um legado para o futuro”, enfatizou o presidente do sindicato, que acompanha também a ação de ressarcimento pelo Investvale aos trabalhadores lesados pela ação temerária e irresponsável de seus gestores. .

Expansão do sindicato 

O Sindicato Metabase está também ampliando sua atuação para estados fora de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, fortalecendo sua representatividade e abraçando a diversificação do setor mineral.

E está atendo às mudanças climáticas que afetam a vida e as condições de trabalho. “Estamos acompanhando a transição energética global, que exige uma atuação sindical sobre minerais estratégicos como metais nobres e terras raras”, afirmou o sindicalista.

Compromissos

É assim, com uma programação vasta, ações impactantes e iniciativas de expansão, o Sindicato Metabase reafirma sua posição como um entidade de resistência e luta por melhores salários e condições de trabalho, além de assitir também aos aposentados e viúvas daqueles que trabalharam na empresa.

“Queremos que o sindicato chegue aos 100 anos com novos legados, aprendendo com a história e lutando por um futuro mais promissor”, projetou André Viana, para quem as comemorações pelos 80 anos do Sindicato Metabase não apenas celebram um marco histórico, mas também consolidam um legado de luta e melhorias nas condições de vida e trabalho, reafirmando o compromisso da entidade com os trabalhadores e as comunidades mineradas onde está presente.

Confira a programação completa da Semana do Trabalhador em Itabira
  • 28 de abril (segunda-feira) – 19h
    Abertura oficial com a exibição do documentário “80 ANOS DO SINDICATO METABASE” na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
  • 29 de abril (terça-feira) – 19h e 20:30
    Duas grandes sessões de Stand up comedy com Thiago Carmona, também na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
  • 30 de abril (quarta-feira) – 19h
    Palestra sobre “DIREITO TRABALHISTA E SAÚDE MENTAL NO TRABALHO” no auditório da Funcesi.
  • 1º de maio (quinta-feira) – Feriado
    A grande festa no Clube Campestre Metabase começa às 8h da manhã com a chegada da tradicional corrida rústica. Além disso, durante o dia teremos a bênção do trabalhador, torneios, danças, brindes e espaços kids para as crianças.

A programação também contará com shows de Miguel Oliveira e o tão aguardado show de Bruno Diegues, ex-vocalista do grupo Jeito Moleque, às 16h que promete agitar o público com grandes sucessos do pagode nacional.

        2 de maio (sexta-feira)

  • Péricles sobe ao palco do Parque de Exposições em uma apresentação exclusiva para os fãs de música romântica e samba, com participação da banda L6 e DJ para completar a noite de celebração.
  • 3 de maio (sábado)
    Encerramento das comemorações com um dia de solidariedade no bairro Jardim das Oliveiras, na Avenida Mariana, com shows, atividades para crianças e serviços sociais.
  • Ingressos e informações importantes

Para garantir sua entrada nos eventos da Semana do Trabalhador, fique atento às informações sobre a retirada de ingressos e pulseiras para participar da programação. Cada evento tem uma forma específica de acesso, com o objetivo de manter a solidariedade e o controle de público.

Os ingressos para os eventos serão trocados por alimentos não perecíveis.

Show Péricles e Bruno Diegues: 1 kit completo (composto por 2 kg de arroz, 2 kg de feijão e 1 litro de óleo)  = 2 ingressos

Stand UP: 5kg de açúcar = 1 ingresso (Proibido entrada para menores de 16 anos)

 1º de Maio – SHOW DO BRUNO DIEGUES no Clube Campestre Metabase:

  • Troca de ingressos:
    De 10/04 a 25/04. (Ingressos Limitados)
  • Para cada 1 kit de alimentos (composto por 2 kg de arroz, 2 kg de feijão e 1 litro de óleo), será entregue 2 ingressos.

2 de Maio – SHOW DO PÉRICLES no Parque de Exposições:

  • Troca de ingressos para o show do Péricles:
    A partir de 10/04, os ingressos poderão ser retirados nos seguintes locais:

    • Sede do Sindicato Metabase (bairro Pará) 
    • Farmácia Metabase (Mauro Ribeiro) 
  • Como retirar o ingresso:
    Para cada 1 kit de alimentos (composto por 2 kg de arroz, 2 kg de feijão e 1 litro de óleo), será entregue 2 ingressos.
  • Ingressos para o Stand Up Comedy com Thiago Carmona (29/04):
  • Troca por ingresso:
    Para garantir seu ingresso para o Stand Up, será necessário doar 5 kg de açúcar por ingresso.

Locais de retirada dos ingressos

  • Sede do Sindicato Metabase
    Endereço: R. Mestre Emílio, 93 – Pará
    Horário: Segunda a quinta-feira, das 9h às 17h | Sexta-feira, das 8h às 15h
  • Metabase Farma
    Endereço: Av. Mauro Ribeiro, 460 – Esplanada da Estação
    Horário: Segunda a sábado, das 9h às 20h | Domingo, das 8h às 12h

Importante

  • Evento solidário com limite de capacidade de público, conforme as recomendações das autoridades sanitárias.

Participe dessa grande festa, garanta seu ingresso de forma solidária e venha celebrar os 80 anos do Sindicato Metabase com atrações incríveis e uma programação para toda a família!

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *