Maria Bragança, saxofonista itabirana, tem encontro marcado na Escola Livre de Música de Itabira, na Casa do Brás

Foto: Reprodução/
Rede Social

Na terça-feira (27), às 19h, a Casa do Brás, em Itabira, será palco de um encontro especial com a saxofonista e compositora itabirana Maria Bragança.

O evento, intitulado Prosa Musical, propõe uma imersão cultural e educativa, na qual o público poderá explorar as raízes da música brasileira por meio de conversas, demonstrações práticas e interação direta com a artista.

Durante a vivência artística na Casa do Brás, onde funciona a Escola Livre de Música de Itabira, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Maria Bragança trará reflexões sobre a influência do compositor Heitor Villa-Lobos e apresentará a riqueza da polirritmia africana em diálogo com a música brasileira.

O sarau musical também estabelecerá conexões entre Johann Sebastian Bach e Pixinguinha, explorando a fusão de estilos que marca sua trajetória.

A saxofonista traz em sua bagagem experiências intensas ao lado de grandes percussionistas como Djalma Corrêa e Naná Vasconcelos, além da herança africana representada por Mustapha Teddey Adir.

O encontro musical contará ainda com a participação de instrumentistas locais, convidados a levar seus instrumentos e integrar as práticas musicais conduzidas por Maria Bragança.

Voltado para estudantes de música, instrumentistas de bandas locais e apreciadores da cultura brasileira, o Prosa Musical busca fortalecer a identidade musical do país e incentivar novas gerações de músicos.

Com entrada gratuita, a iniciativa é viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural, em parceria com a FCCDA e a Prefeitura Municipal de Itabira.

Erudito e popular

Maria Bragança e Djalma Corrêa se reúnem, em 2005, para um sarau musical na residência de Giselle Dornellas de Mendonça, em Itabira (Foto: Reprodução/Acervo Giselle Mendonça)

Reconhecida internacionalmente, Maria Bragança é uma saxofonista natural de Itabira que construiu uma sólida trajetória na música, transitando entre o jazz brasileiro, a música folclórica tradicional e elementos da música clássica e contemporânea.

Formada na Academia de Música Robert Schumann, na Alemanha, Maria aprimorou seu talento participando de seminários com ícones como Paulo Moura, David Liebman e Jean Marie Londeaux.

Ao longo da carreira, colaborou com importantes músicos, incluindo Roberto Szidon e Djalma Corrêa, e levou sua música para palcos em diversos países, criando conexões entre América Latina, África e Europa.

Em sua atual fase artística, a saxofonista se dedica ao projeto Alma Barroca, no qual explora a relação entre a música barroca e brasileira, adaptando obras de Johann Sebastian Bach ao saxofone. Seu trabalho é uma expressão da fusão de culturas e da riqueza musical que permeia sua trajetória.

Para saber mais

Maria Bragança mantém um canal no YouTube, onde compartilha performances e reflexões sobre sua arte. Seu site oficial traz mais informações sobre sua carreira e projetos recentes.

Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=2WjH0xZ1r3M

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *