Márcio Sampaio lança O Círculo Vermelho, livro histórico sobre a resistência ao regime militar na década de 1970
O artista e escritor na exposição Lavra Márcio Sampaio: do todo, uma parte, que aconteceu na Galeria do Centro Cultural Unimed -Bh, de 18 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025
Fotos: Hedgard Moraes/ Divulgação
O escritor, pintor, professor e crítico de arte Márcio Sampaio lança, neste sábado (12), o livro O Círculo Vermelho, de sua autoria, às 10h, na sede da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, bairro Lourdes, Belo Horizonte).
O evento contará com uma sessão de autógrafos e um bate-papo com o escritor, que ocupa a cadeira 28 da Academia Mineira de Letras como um dos imortais mineiros.
No livro, Márcio Sampaio narra uma história de resistência e transformação em Belo Horizonte, durante os anos de chumbo da ditadura militar na década de 1970.
A trama acompanha a história de Bruno, que vê seu pai, um pianista de fama internacional, ser preso pela Polícia Militar, acusado de subversão contra o regime.
O escritor propõe um final para a narrativa, mas deixa ao leitor a liberdade de reinterpretar os acontecimentos à medida que entende o contexto social e político em que a história se desenvolve.

Sobre o autor
Nascido em Santa Maria de Itabira, em 1941, Márcio Sampaio mudou-se para Belo Horizonte ainda jovem.
Estudou na Escola de Belas Artes da UFMG, onde começou a lecionar em 1977. Atuou como curador do Museu de Arte da Pampulha e do Palácio das Artes. E foi superintendente da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira.
Entre 1966 e 1974, colaborou com o suplemento literário do jornal Minas Gerais e com diversas publicações brasileiras.
Márcio Sampaio é autor premiado de livros de poesia e ficção, além de artista plástico com participações em Salões de Arte, na Bienal de São Paulo e do Mercosul, e em mostras coletivas no Brasil e no exterior.

Serviço
- Lançamento do livro: O Círculo Vermelho
- Editora: Literíssima
- Autor: Márcio Sampaio (cadeira 28 da Academia Mineira de Letras)
- Data: 12 de abril, às 10h
- Local: Academia Mineira de Letras
- Endereço: Rua da Bahia, 1466, bairro Lourdes, Belo Horizonte (MG)
Um livro certo na hora exata.
Vida longa ao Garrucheiro Márcio Sampaio.
E a Lavra Márcio Sampaio segue generosa: seu novo livro Círculo Vermelho, mais do que um retrato do período maligno e demente da ditadura militar, é uma “resposta às ameaças à democracia”