Mapa Festival abre inscrições para curso gratuito de Muralismo Contemporâneo em sua segunda edição, em Itabira, no mês de outubro

Obra do artista visual, pesquisador e professor na Escola de Belas Artes da UFMG Binho Barreto, o coordenador pedagógico do Curso

Foto: Binho Barreto

A 2ª edição da Mostra de Arte Pública (Mapa) acontece entre os dias 9 (aniversário da cidade) e 13 de outubro, em Itabira, e oferece curso gratuito de Muralismo Contemporâneo, com coordenação pedagógica do artista Binho Barreto

Itabira recebe entre os dias 9 e 13 de outubro a 2ª edição da  Mostra de Arte Pública (Mapa), que nesta edição traz o tema Sou do Mundo, sou Minas Gerais. A primeira edição do festival aconteceu no ano passado, com grande sucesso.

Deixou na cidade o legado de obras de grandes artistas ao promover a democratização da arte, ocupando espaços públicos e permitindo ao público interagir com obras artísticas que se relacionam com a linguagem urbana cotidiana.

A programação inclui para este ano inclui exposição aberta com  instalações artísticas, pinturas em empenas e muros, e atividades formativas. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Inscrições estão abertas para curso gratuito de Muralismo Contemporâneo

De forma inédita, o festival traz pela primeira vez um curso gratuito de longa duração sobre o Muralismo Contemporâneo, que está com inscrições abertas para artistas e interessados no desenvolvimento na arte urbana.

“A proposta é ampliar as ações formativas do festival Mapa, aumentando seu impacto cultural e seus legados, colaborando, também, para um enriquecimento cultural e intelectual local, estimulando o pensamento crítico e o fazer cultural em Itabira”, explica a diretora artística do festival, Marah Costa.

O curso será híbrido, com encontros virtuais e presenciais, e trará introdução a arte do muralismo, suas práticas e técnicas. Em sua etapa final, os participantes poderão colocar os aprendizados em prática na pintura de um mural coletivo.

O curso será realizado de 17 de setembro até 12 de outubro, com dois encontros semanais, e carga horária total de 20h. Ao todo serão oferecidas 15 vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 12 de setembro, por meio do preenchimento do formulário neste link  (vagas limitadas por ordem de inscrição).

Coordenação

O Curso de Muralismo Contemporâneo tem como coordenador pedagógico o artista visual, pesquisador e professor na Escola de Belas Artes da UFMG, Binho Barreto.

“A proposta é dar um pontapé inicial para quem tem interesse em trabalhar com muralismo e arte urbana, mas não sabe por onde começar. O curso irá oferecer um primeiro contato que estimule a reflexão e o entendimento das diferentes habilidades que precisam ser desenvolvidas para se trabalhar com a arte mural”, adianta Binho Barreto.

“A partir desse curso o participante vai saber mais sobre o contexto em que o muralismo está inserido nas artes, a importância do desenho e da estruturação do mural, conhecer essa possibilidade profissional de ser arte muralista e por em prática o aprendizado, ao final, com a realização de um mural coletivo”, explica Barreto.

Participante em atividade na oficina com a artista MAG (SP), em 2023, na primeira edição do Mapa Cultural – Foto Yuri Oliveira

Sobre o curso

A primeira etapa do curso inclui aulas on-line de duas horas de duração ministradas na plataforma Google Meet. No Módulo 1, os alunos terão uma introdução ao muralismo contemporâneo com o professor Binho Barreto que irá abordar um breve panorama do muralismo contemporâneo, materiais e técnicas utilizadas na pintura de mural.

O segundo módulo será ministrado pelo professor Helder Cavalcante que abordará os Fundamentos do desenho, com noções de estruturação das formas no desenho (figura humana, objeto e tipografia) e paisagem e composição.

O Módulo 3 abordará a profissionalização do muralista, com a professora Carol Jaued. Ela apresentará como é feito o planejamento da pintura mural (layout, paletas cromáticas, preparo para os dias de pintura e boas práticas durante o trabalho) e a importância do portfólio, e presença on-line dos artistas no setor.

Já durante o festival Mapa será realizada a última etapa do curso de Muralismo Contemporâneo com aulas de quatro horas de duração ministradas pela professora Sthefany Fênix, no módulo 4.

Será a hora de os participantes colocarem a mão na massa, com a oficina prática sobre materiais e técnicas (sprays e caps, uso da tinta acrílica e látex), traço, pintura com cores sólidas, pintura com variações tonais e  vernizes. O resultado será a pintura de um mural coletivo com coordenação da professora.

Quem pode participar?

Podem se inscrever artistas e interessados em atuar ou desenvolver habilidades nas artes urbanas que possuam mais de 18 anos e sejam residentes de Itabira.

As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição e não é necessário possuir experiência na área para participar.

A atividade formativa contará com certificado para participantes sendo condicionada a presença mínima em dois dos três módulos online e nas duas aulas presenciais.

Serviço

Curso Muralismo Contemporâneo – 2ª edição da Mostra de Arte Pública (Mapa)

De 17 de setembro a 12 de outubro de 2024

Formato: híbrido (módulos 1, 2 e 3 online e módulo 4 presencial)

Inscrições gratuitas e abertas até 12 de setembro no link: bit.ly/CursoMapa2024

Programação do curso:

Módulo 1 – Introdução ao Muralismo Contemporâneo – professor Binho Barreto Dias 17 e 19/09 (on-line), das 19 às 21h

Módulo 2 – Fundamentos do desenho – professor Helder Cavalcante

Dias 24 e 26/09 (on-line), das 19 às 21h

Módulo 3 – A profissionalização do muralista – professora Carol Jaued

Dias 30/09 e 04/10 (on-line), das 19 às 21h

Módulo 4 – Imersão mão na massa – professora Sthefany Fênix

Dias 12/10 (presencial), das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *