Lula inaugura radioterapia em Itabira e garante tratamento de ponta pelo SUS para pacientes da região

Fotos: Carlos Cruz

Presidente entrega acelerador linear, anuncia novos repasses ao HNSD e reforça apoio à saúde pública enquanto pacientes celebram o fim das viagens para Belo Horizonte

Em um dia histórico para Itabira e região, a inauguração do centro de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), nesta quinta-feira (11), marcou um divisor de águas na oferta de tratamento oncológico no Médio Piracicaba.

O evento, realizado no campo do Ivipa, ao lado do hospital, reuniu mais de três mil pessoas e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito Marco Antônio Lage e de autoridades estaduais e federais.

A cerimônia ocorreu simultaneamente também em Goiânia (GO), São Luís (MA), Marília (SP) e Colatina (ES), cidades que, assim como Itabira, receberam aceleradores lineares de última geração adquiridos pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

O acelerador linear instalado em Itabira é o mesmo utilizado em hospitais privados de referência internacional. O equipamento permite tratamentos mais rápidos, precisos e seguros, com capacidade para atender até 600 pacientes por ano.

Com o novo equipamento instalado no HNSD, pacientes de Itabira e região deixam de viajar para Belo Horizonte, encerrando uma rotina que por anos gerou desgaste físico e custos adicionais para quem precisava de radioterapia.

Equipamento de ponta
No Centro de Radioterapia do HNSD, Lula recebe explicações de Padilha sobre o acelerador linear (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Lula destacou que o padrão tecnológico do equipamento instalado no HNSD é o mesmo disponível nos melhores centros oncológicos do mundo.

“Se o presidente dos Estados Unidos precisar fazer radioterapia, ele vai usar uma máquina igual a essa. Se o Papa precisar, vai usar uma máquina igual a essa. E se eu precisar, vou usar a mesma máquina que vocês vão usar aqui”, afirmou. “Isso significa que o povo tem direito ao que há de melhor, e o SUS garante esse direito.”

Ao se dirigir à paciente Elenita Barbosa, Lula lembrou sua própria experiência com o câncer, diagnosticado na garganta em 2012. Ele contou que perdeu todos os cabelos durante o tratamento. “Eu levantava de manhã e o travesseiro estava cheio de cabelo. Ia tomar banho, passava a mão na cabeça e caía mais. Um dia resolvi raspar tudo”, disse.

Lula relatou ainda a conversa que teve com a ex-presidente Dilma Rousseff, que também enfrentou um câncer. “A Dilma me disse: ‘Lula, o meu cabelo voltou. O seu também vai voltar’. E voltou mesmo, não tanto quanto o dela, mas voltou”, afirmou.

“Eu sei o que é ter esperança”, disse Lula ao se dirigir à paciente Elenita Barbosa, beijando-a na testa. Antes, ela havia relatado que descobriu a doença por meio da Carreta da Mamografia, unidade móvel do Ministério da Saúde que esteve em Itabira anos atrás e possibilitou o diagnóstico precoce de centenas de mulheres.

Lula cumprimenta a paciente Elenita Barbosa com um beijo na testa: “Eu sei o que é ter esperança.”

Expansão e universalização

A entrega desses equipamentos integra a maior expansão de radioterapia da história do SUS, com 22 unidades instaladas apenas em 2024 e previsão de mais 121 até 2026, com investimento superior a R$ 67,5 milhões nesta etapa. Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa é a primeira vez que o país avança de forma simultânea na implantação de aceleradores lineares em todas as regiões.

“Com essas entregas, praticamente todos os estados brasileiros passam a ter centros de radioterapia. Falta apenas Roraima, e já estamos com o projeto em fase final para resolver isso”, afirmou o ministro.

Segundo ele, o estado ainda precisa concluir adequações estruturais no hospital que receberá o equipamento, mas o Ministério da Saúde já aprovou o projeto e aguarda apenas a etapa final de obras para autorizar a instalação.

Ele explicou que a ausência desse equipamento em Roraima se deve a entraves estruturais e à necessidade de adequações técnicas no hospital responsável, mas garantiu que a situação será equacionada nos próximos meses. “O objetivo é que nenhum brasileiro precise sair do seu estado para fazer radioterapia. Isso significa acesso, significa vida.”

Padilha apresenta os novos investimentos do SUS em radioterapia e relata que Itabira quase perdeu o serviço por manobras de gestões anteriores

Tecnologia de ponta e impacto regional

Padilha lembrou que Itabira havia sido contemplada com um acelerador linear ainda em 2012, quando ele ocupava o Ministério da Saúde, na gestão de Dilma Rousseff, mas o projeto foi interrompido por gestões posteriores.

“Houve tentativas claras de tirar esse equipamento de Itabira. Tentaram levar para outra cidade. Tentaram desmontar o projeto”, afirmou. “A retomada só foi possível porque o presidente Lula voltou e recolocou o SUS no centro das prioridades.”

Padilha anunciou ainda novos repasses ao HNSD para ampliar a capacidade de atendimento. E confirmou que o governo federal financiará transporte e diárias para pacientes oncológicos. “Nenhuma família vai pagar do próprio bolso para buscar tratamento”, prometeu.

Lula, Marco Antônio e Padilha diante da placa afixada no Centro de Radioterapia do HNSD (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Paciente relata a rotina desgastante de viagem para tratamento

A paciente Elenita Barbosa, 52 anos, representou os usuários de Itabira do SUS ao relatar sua experiência.

Diagnosticada com câncer de mama, ela contou que descobriu a doença graças à carreta de mamografia, do Ministério da Saúde, que passou pela cidade anos atrás.

“Eu não tinha medo da quimioterapia. Eu tinha medo era da estrada”, disse, referindo-se à BR‑381. “Acordar de madrugada, pegar ônibus, chegar cansada, voltar sem forças… isso dói mais que a doença.”

Elenita afirmou que a possibilidade de realizar a radioterapia em Itabira muda completamente sua rotina. “Hoje eu estou muito feliz de poder fazer meu tratamento na minha cidade. Isso significa dignidade.”

Paciente do SUS, Elenita Barbosa conta como foi diagnosticada graças à unidade móvel do Ministério da Saúde e celebra a possibilidade de continuar o tratamento em Itabira
Marco Antônio Lage lembra drama familiar

O prefeito Marco Antônio Lage também citou sua vivência pessoal com a doença ao recordar o tratamento de câncer de seu pai, Harcy Lage, há duas décadas. “Eu acompanhei meu pai em viagens longas e cansativas até Belo Horizonte. Era sair de madrugada, enfrentar a estrada, voltar exausto. Vi o desgaste, a angústia, o medo. Hoje, outras famílias não vão mais passar por isso”, afirmou.

Lage destacou que a radioterapia em Itabira atende a uma demanda histórica da região. “Esse serviço vai atender 27 municípios e cerca de meio milhão de pessoas. É o maior investimento da União na saúde de Itabira em toda a nossa história”, disse.

Marco Antônio Lage presenteia o presidente Lula com a camisa do Valério

Ele também ressaltou que a instalação do acelerador linear fortalece o papel regional do HNSD. “Itabira passa a oferecer um tratamento que antes só era possível nas capitais. Isso muda a vida das pessoas e reorganiza toda a rede de atenção oncológica.”

Após o seu pronunciamento, o prefeito presenteou Lula com uma camisa do Valério, tradicional clube de Itabira, com o número 13 nas costas, em referência ao partido do presidente. O gesto arrancou risos do público e simbolizou, segundo Lage, o reconhecimento da cidade pelo investimento federal que viabilizou o novo serviço médico-hospitalar em Itabira.

A entrega do equipamento encerra uma espera de mais de dez anos e inaugura uma nova fase para a saúde pública regional. Com tecnologia de ponta, repasses garantidos, apoio federal e uma rede de atendimento estruturada, Itabira reforça sua posição como referência no tratamento oncológico, reduzindo desigualdades históricas no acesso à saúde.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *