Jovens empreendedores com ideias inovadoras se reuniram na Unifei
Estudantes e jovens empreendedores em busca de oportunidades de novos negócios se reuniram durante 54 horas para debater e apresentar plataformas digitais, unindo teoria e prática, despertando e incentivando a cultura empreendedora entre alunos da Unifei e de outras faculdades da região. No 2º Startup Weekend Itabira, realizado entre os dias 7 e 9 de abril, no campus da Unifei, 120 participantes se debruçaram em torno de 15 ideias inovadoras, originais e com grande chance de se tornarem exequíveis.
“Um dos objetivos do evento foi reunir alunos e comunidade com vontade de empreender, debatendo ideias e criando ambiente propício ao desenvolvimento de futuros negócios”, explica Gabriella Sant’Ana, ex-aluna de administração, Itajubá, uma das coordenadoras do evento. Segundo ela, o Startup Weekend é um dos maiores eventos de empreendedorismo digital do mundo.

No mesmo fim de semana, o evento ocorreu em 14 cidades em todo o mundo. “Futuros líderes empreendedores de Itabira podem agora se conectarem para trabalhar pelo desenvolvimento de Itabira e da região no longo prazo”, acredita. “Torço para que surjam novos empreendimentos em Itabira a partir das ideias apresentadas. Mas o essencial é despertar o espírito empreendedor entre os participantes.”
“Em tempo de crise de emprego, empreender com inovação tecnológica e desenvolver o próprio negócio pode ser uma opção para o jovem que termina a sua graduação e não encontra emprego formal”, é a aposta que faz a aluna de Engenharia de Produção, Débora de Figueiredo Barbosa, que acredita também na cultura da colaboração entre os futuros empreendedores.
Conforme definição, startup é o começo de algo, geralmente um negócio econômico que busca a inovação tecnológica, aproveitando-se da nova onda mercadológica. “Buscamos um novo modelo de negócio com oportunidades de atingir um grande número de clientes e gerar lucro”, define a coordenadora Gabriella Sant’Ana.

O termo startup foi popularizado no início da década de 1990, com o surgimento do já não tão novo mundo virtual da internet. Os principais exemplos dessa “nova economia” se encontram no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Exemplos de startups bem-sucedidas são o Google, a Microsoft e as redes sociais.
O 2º Startup Weekend de Itabira foi promovido pela Techstars Brasil, organização de fomento ao empreendedorismo com inovação tecnológica. Um de seus objetivos é fortalecer as comunidades de startups em todo o mundo.
Preocupações com o meio ambiente e melhoria da qualidade vida
Os projetos de startups apresentados demonstraram preocupações dos participantes com a melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente, com ideias inovadoras e que podem ser colocadas em prática. Produção de alimentos orgânicos, segurança no trabalho, redução de poluição sonora em ambientes restritos, atenção ao idoso, empregabilidade, foram alguns temas que se destacaram.
A startup Mittel ficou com o primeiro lugar na disputa entre os futuros empreendedores virtuais. A equipe apresentou um aplicativo que se propõe facilitar a relação entre empresas e universitários em busca de estágio ao final da graduação. Por ele, as empresas conhecerão os perfis dos alunos, facilitando as buscas específicas de candidatos. A empresa contratante é que paga à plataforma pela busca. Para o aluno, é gratuita a disponibilização do currículo com experiências e aptidões.

“As empresas encontrarão em nosso aplicativo candidatos adequados às oportunidades de estágios oferecidas. Já o universitário pode personalizar o seu perfil com as suas competências e habilidades específicas”, explica a aluna do 7º período do curso de Engenharia de Materiais, da Unifei, Nayara Hellen Lourenço Crispim, que apresentou a ideia original para ser desenvolvida pela equipe. Segundo ela, Mittel é uma palavra alemã que significa meio. “Queremos ser um meio entre o estagiário e a empresa que quer contratar.”
A segunda colocação ficou com a Garden Box, uma startup especializada em soluções inteligentes para hortas e jardins. Desenvolveu um dispositivo com um sistema modular e inteligente de irrigação e monitoramento, para que só irrigue as plantas o necessário, protegendo-a para que se mantenha em boas condições de consumo.

E em terceiro lugar ficou a startup My Little Job. Propõe possibilitar um primeiro contato com o empreendedorismo a crianças com idade entre 7 e 11 anos por meio de jogos educativos. As startups SoundEraser e Cook2 receberam menções honrosas.
Como premiação, entre outros ganhos, as equipes vencedoras, incluídas as menções honrosas, contarão com estande no 5º Workshop Itabirano de Negócios (WIN). Trata-se de um evento da Associação Comercial de Itabira (Acita) de incentivo e divulgação do empreendedorismo local e que será realizado em 23 a 25 de agosto.

Para o secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Sérgio Amaral, o 2º Startup Weekend serviu para demonstrar o acerto das lideranças locais ao trazer a Unifei para Itabira. “Na busca de alternativas econômicas à mineração, que um dia chegará ao fim, optamos por investir no conhecimento como forma de gerar novos empreendimentos. Estamos realizando esse sonho com vocês”, disse ele ao discursar no encerramento.
1 Comentário