João Izael vai se candidatar pela terceira vez a prefeito de Itabira; ele já venceu duas eleições majoritárias
Fotos: Rodrigo de Oliveira
Nesta que deve ser mais uma candidatura majoritária de centro-direita nas eleições municipais de outubro, Joao Izael Querino Coelho (PMN) teve o seu nome homologado, na terça-feira (30), para sair candidato a prefeito de Itabira, em convenção na sede do seu partido, situada na rua Juca Machado, centro. A outra pré-candidatura do mesmo espaço político, ainda dependendo de convenção para ser homologada, é do vereador Neidson Freitas (MDB).
Antes, ocorreram tratativas para tentar a união das oposições, no sentido de se ter uma frente mais ampla para enfrentar a candidatura do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que busca se reeleger. Foi, inclusive, um dos motivos que levou o ex-prefeito Ronaldo Magalhães (União Brasil) a desistir da disputa, retirando a sua pré-candidatura, mas sem sucesso nessa busca de candidato único das oposições até aqui.
Porém, até o dia o dia 5 de agosto, quando encerra o prazo das convenções, a união dos partidos de centro-direita pode acontecer – ou até mesmo ocorrer de um dos postulantes oposicionistas, mesmo tendo a candidatura homologada em convenção partidária, renunciar para apoiar o candidato que se apresentar em melhores condições para impedir a reeleição do atual prefeito de Itabira, em 7 de outubro.
Frente Itabira em boas mãos
A candidatura de João Izael é apoiada por uma frente partidária formada pelo PMN, PL e Avante. Conta com apoio fora da federação do partido Novo, do governador Romeu Zema. A coligação foi batizada de Itabira em boas mãos.
O empresário Pedro Fortunato, filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, é o candidato a vice-prefeito dessa coligação. Ele compareceu à convenção vestindo camisa amarela da seleção brasileira, que nos últimos virou a cor do bolsonarismo.
Querino Coelho e Fortunato são empresários do ramo alimentício. O primeiro está desde a juventude, quando começou a trabalhar ainda menor de idade, na área de panificação, enquanto o segundo é proprietário da churrascaria Varanda, fundada pelo seu pai Olintão – e também de um restaurante instalado no distrito industrial de Itabira, no bairro Barreiro.
João Izael busca a sua terceira eleição para prefeito, tendo sido o único até aqui a se reeleger desde que a Emenda Constitucional nº 67, promulgada pelo Congresso Nacional em 4 de julho de 1997, permitiu a reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos, com os seus respectivos vices nas eleições subsequentes aos seus mandatos.
Querino Coelho foi prefeito de Itabira de 2005 a 2009. Antes ocupou o cargo de vice na primeira administração do ex-prefeito Ronaldo Magalhães (2001-2004), que não buscou a reeleição, cedendo lugar na chapa majoritária ao seu vice.
Campanha propositiva
Em seu pronunciamento, João Izael prometeu fazer uma campanha propositiva, sem ataques aos adversários. “Eu prefiro falar das minhas realizações a atacar quem quer que seja”, adiantou em seu pronunciamento, assegurando ter trabalhado muito para mudar a vida das pessoas em Itabira com grandes realizações.
“Fizemos diferença na educação, muito mais que reformas de escolas. Construímos e reformamos escolas, implantamos o ensino em tempo integral, permitindo às mães saírem para trabalhar sabendo que os seus filhos estariam sendo bem cuidados”, relembrou.
Disse ter investido também recursos significativos na saúde. “Queremos atender centenas de pessoas que hoje estão na fila de espera, aguardando atendimento na área de saúde.”
Garra e coragem
São com essas premissas que João Izael disse ter tomado a decisão de se candidatar novamente. “É um desafio e existe um certo clamor da população itabirana. É por isso que estou aqui com garra e coragem, determinado a recuperar o que perdemos”, disse ele.
Querino Coelho relacionou como prioridade de seu governo, caso seja eleito, a reconstrução de uma nova penitenciária para substituir a que foi desativada no Rio de Peixe, por estar na zona de autossalvamento em caso de ruptura da barragem Itabiruçu.
A unidade prisional foi construída em seu governo, com recursos da Prefeitura e apoio da mineradora Vale, que doou o terreno onde foi instalado antigo presídio itabirano.
Outra ação social que o ex-prefeito disse que terá destaque em seu eventual futuro governo vai ser investir em habitação popular. “Sei o quanto é importante entregar as chaves de uma casa a uma mãe para abrigar os seus filhos. Nós construímos muitas casas populares”, ressaltou.
“Infelizmente eu não vi mais isso (a política habitacional) acontecer em Itabira nos últimos anos. Não estou apontando o dedo para ninguém, estou apenas fazendo um relato da nossa realidade. Não faço política apontando o dedo para ninguém”, pacificou.
O futuro é agora
João Izael disse ainda pretender fazer o futuro acontecer no presente, caso seja eleito, retornando com investimentos do município no campus da Unifei, mesmo sendo uma obrigação constitucional da União, cabendo ao município cuidar prioritariamente do ensino básico.
Foi no seu segundo governo que se firmou a parceria público-privada entre a Prefeitura, Vale e Governo Federal para que fosse instalado o campus avançado da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira, no Distrito Industrial Maria Casemira Andrade Lage (1828/1929), uma homenagem do ex-prefeito Li Guerra (1993-1996) à fundadora da fábrica de tecidos da Pedreira, que gerava, sobretudo, empregos para a mão de obra feminina.
“A Unifei é até então a única possibilidade de desenvolvimento econômico-social para o nosso município. É muito mais que formar engenheiros, se isso já não fosse o suficiente. Começou com dois mil alunos, infelizmente permanece mais ou menos com esse mesmo número de estudantes no campus de Itabira”, criticou.
Outro investimento importante de sua administração, conforme o candidato pemenista ressaltou, foi reduzir o distanciamento regional de Itabira a Nova Era e João Monlevade. É que o seu governo fez gestão e conseguiu a pavimentação asfáltica ligando a cidade a esses dois municípios vizinhos.
“Tudo isso é resultado de muito trabalho. O futuro de Itabira, que estou chamando de presente, está em nossas mãos, na mão de cada um que faz parte dessa grande coligação”, convocou.
“São pessoas especiais que certamente irão levar os nossos nomes ao eleitorado, (para tornar vitorioso) esse projeto que já nasceu vencedor por eu estar aqui diante de pessoas do bem”, é o que acredita João Izael, finalizando o seu pronunciamento na convenção partidária.