Itabira tem mais de 35 mil moradores sem completar o esquema vacinal contra a Covid-19
Foto: Reprodução
Ainda com novas variantes do novo coronavírus (Sars-Cov-2) se espalhando pelo mundo, e no Brasil também, ainda há quem se negue a completar o esquema vacinal com as sucessivas doses da vacina contra a Covid-19, mesmo com toda campanha esclarecendo que só a imunização coletiva colocará fim à pandemia.
Em Itabira, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 35.858 pessoas (33,88% do público estimado) ainda não completaram o esquema vacinal, sendo que 20.233 por negligência, ou esquecimento, estão com doses atrasadas – e 15.625 ainda estão dentro do prazo para tomar a segunda dose. Espera-se que isso ocorra em tempo hábil.
E 12.892 (12,18%) itabiranos ainda não tomaram sequer a primeira dose. Daí que a campanha de imunização prossegue nesta semana convocando adolescentes de 12 a 17 anos para a primeira e a segunda doses do imunizante da Pfizer.
A convocação é válida também para os maiores de 18 anos tomarem o reforço, desde que tenham recebido a segunda dose há 5 meses.
Sem a segunda dose, dependendo até mesmo sem a terceira, não se completa o esquema vacinal, considerado primordial para a pessoa obter uma imunidade segura para não contrair e não propagar a Covid-19 com a disseminação do vírus com as suas variantes.
A preocupação das autoridades em saúde aumenta com as aglomerações que certamente irão ocorrer nas festas de fim de ano.
A novidade em Itabira é que o mesmo imunizante da Pfizer está agora liberado para os maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Antes, esse público só estava recebendo a primeira dose da CoronaVac ou AstraZeneca.
– Dia 16 (quinta-feira) – Drive-thru da Prefeitura estará fechado
– Dia 17 (sexta-feira) – Imunização com a Pfizer para quem não tomou nenhuma dose, segunda dose para vacinados até o dia 26/11 com a primeira dose e reforço para imunizados há 5 meses com a segunda dose, no drive-thru da Prefeitura Municipal, no horário de 8h30 às 15h30.
É necessário apresentar cartão de vacina, documento com foto e comprovante de endereço.
Quem não puder comparecer ao drive-thru, deve agendar a vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.