Itabira já vacina idosos contra a gripe e crianças contra o sarampo

Para quem tem mais de 60 anos, é chegada a hora de procurar a Policlínica Municipal ou uma das unidades básicas de saúde com atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) para se vacinar contra o Influenza, essa gripe provocada por um vírus mutante que todos anos exige cuidados especiais para que a doença seja controlada, preservando a saúde da população, principalmente dos idosos.

Segundo disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina contra o Influenza já está sendo aplicada em Itabira desde segunda-feira (4). E prossegue nos próximos dias obedecendo um cronograma com etapas e grupos prioritários.

Nesta primeira etapa estão sendo imunizados contra a gripe idosos e profissionais da saúde.

Juntamente com a campanha contra o Influenza, ocorre também a vacinação para a prevenção do sarampo, abrangendo as crianças de 6 meses a menores de 5 anos – e também trabalhadores da saúde.

Pelo calendário está prevista a realização do Dia D da Mobilização Social contra o Influenza e o sarampo, em 30 de abril. Depois dessa mobilização, a campanha de vacinação prossegue em 2 de maio e se estende até 3 de junho, quando serão imunizados os demais grupos prioritários.

Para ser vacinado é preciso apresentar documento com foto, comprovante de endereço, cartão de vacinação. Já para o profissional de saúde ser imunizado é preciso apresentar documento que comprove o exercício da profissão

Contágio e sintomas

O Influenza é provocado por três tipos de vírus que causa a gripe e resfriados, podendo disseminar e ocasionar epidemias sazonais. O vírus mais comum é o tipo A, que é classificado em subtipos (H1N1, H3N2).

Todos podem provocar sintomas parecidos: febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios, fadiga.

Mas o vírus H3N2 tem sido a cepa mais comum. É facilmente transmitido de uma pessoa para outra, à semelhança do SARS-CoV-2, o vírus do novo coronavírus que causa a Covid-19.

Se a forma de transmissão é parecida, o meio mais eficaz de combater o vírus do Influenza é também a vacinação. O isolamento, o distanciamento da pessoa infectada e a higienização frequente das mãos são também recomendáveis.

O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. Pode ser transmitido em até um dia antes do início dos sintomas, mas o período de maior risco de contágio ocorre quando a doença já está instalada provocando febre.

Portanto, proteja-se. E se estiver gripado, evite sair de casa, proteja quem estiver por perto. Se for imprescindível sair de casa, use máscara. Evite aproximar-se das pessoas para não transmitir o vírus. E se estiver nos grupos prioritários, vacine-se já.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *