Itabira inaugura Unidade Básica de Saúde na região do bairro Fênix neste sábado (10)

Foto: Divulgação/
Ascom/PMI

Nova UBS amplia a cobertura da atenção primária e organiza o atendimento do SUS no território

A população da região do Fênix passa a contar, a partir deste sábado (10), com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sebastião Vieira Pascoal. Construída pela Prefeitura de Itabira, a nova estrutura reforça a atenção primária e reorganiza o território de atendimento das equipes de Saúde da Família. A solenidade de inauguração será às 9h30.

A UBS foi projetada para abrigar duas equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender até 8 mil usuários por mês. A redistribuição do território e a abertura de uma nova equipe reduzem a sobrecarga: cada Estratégia Saúde da Família (ESF) passa a acompanhar, em média, 3,2 mil pessoas, sendo que antes eram cerca de 4.500 por equipe.

O quadro contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipe odontológica (dentista e auxiliar).

O atendimento beneficiará moradores dos bairros Vila Conceição, Vila Técnica Conceição, Fênix, Bálsamos, Belvedere e Abóboras, além das comunidades rurais Morro dos Tóquios, Sítio dos Bálsamos e Córrego dos Bálsamos.

Localizada na rua Três, nº 59, Residencial Pedras do Vale (bairro Bálsamos), a obra recebeu investimento de R$ 4.255.528,46, com recursos 100% do município, provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

Mudança de endereço e funcionamento

A partir da inauguração da nova UBS, a atual unidade de saúde que atende a população da região, instalada na rua Humberto Campos, s/nº, no bairro João XXIII, estará temporariamente fechada nos dias 8 e 9 de janeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o fechamento será necessário para a organização da mudança para a nova sede. Durante esses dois dias, os serviços estarão suspensos.

O atendimento será retomado normalmente a partir da segunda-feira (12), já no novo endereço: rua Três, nº 59 – Residencial Pedras do Vale, bairro Bálsamos.

Conquista importante

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado, a entrega da nova unidade representa um avanço importante para a saúde pública local.

“A inauguração da nova UBS garante dignidade no atendimento, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade no cuidado com as pessoas”, afirma.

Segundo ela, a nova unidade surge para acolher, cuidar e fortalecer a atenção básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Justa homenagem

A nova unidade de saúde leva o nome de Sebastião Vieira Pascoal, o “Sr. Tião do Fênix”, liderança comunitária que presidiu por vários mandatos a Associação do Bairro Fênix.

Conhecido pelo diálogo, compromisso social e defesa dos interesses coletivos, ele reuniu vizinhos em torno de soluções práticas para as demandas locais, atuando com ética e transparência.

Ao homenageá-lo, o município reconhece um legado de cidadania, participação popular e vínculo comunitário que agora inspira a missão da nova UBS.

Mais avanços na saúde

A UBS Sebastião Vieira Pascoal integra um conjunto de investimentos realizados para fortalecer a rede pública de saúde em Itabira e região.

Em 2025, o município entregou importantes equipamentos e serviços, como a sede do Samu Regional, o Pronto Atendimento do Morro Santo Antônio e a implantação do serviço de Radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Já para este ano, a Prefeitura seguirá ampliando e qualificando o atendimento na rede pública com foco na atenção primária, urgência e média complexidade, com as entregas das UBS dos bairros Campestre, Barreiro e Jardim das Oliveiras, do Pronto Atendimento de Candidópolis e da Farmácia Municipal.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *