Itabira é uma festa cultural. Vem aí o Festival Céu e Palco, Arte para Todos, com atividades gratuitas do concurso Mostras e Festivais 2024
Imagens: Divulgação
Com extensa programação nos bairros da cidade e no Parque do Limoeiro (Ipoema), tem início em Itabira, nesta sexta-feira (18), o Festival Céu e Palco para Todos, com as atividades socioculturais recreativas se estendendo até segunda-feira (21), com encerramento no Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema.
Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas para todas as idades (classificação livre). Mas para participar é preciso retirar ingressos pelo Sympla https://linktr.ee/festivalceuepalco a partir de 18h desta terça-feira (15).
É a terra de Drummond sendo uma festa cultural, como é Paris, a cidade das luzes iluministas, da efervescência cultural como a descreveu Ernest Hemingway (Paris é uma Festa). E sendo assim, a festa não pode parar para que Itabira se torne cada vez mais uma cidade iluminada e culta, a exemplo de Paris, guardadas evidentemente as proporções.
Infelizmente nem de longe bela e com ares mais respiráveis, mesmo estando agora mais colorida com a Mostra de Artes Pública (Mapa), realizada na semana passada com exposições de obras de arte urbana, instalações artísticas do Brasil e do mundo, oficinas de artes visuais contemporâneas, além de belas e inspiradoras/provocativas pinturas em empenas e muros na cidade.
Na sequência do Festival Céu e Palco, a festa cultural continua com o 4º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, no Centro Cultural da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) – e em suas imediações, saindo temporariamente do centro histórico por pressão idiossincrática fundamentalista religiosa, à qual o Estado, no caso o município, não deve ceder e se subjugar.
O Festival Céu e Palco para Todos foi aprovado no concurso Mostra e Festivais Itabirano 2024, uma realização da Prefeitura de Itabira, por meio da (FCCDA), com iniciativa do ator e produtor cultural Magno Farias e produção da Luma Produções e Serviços LTDA.
Confira a programação
– Dia 18/10, às 20h, no teatro da FCCDA.
A Lenda da cobra e do sapo
Adriana Maciel
Na poeira das lembranças, a figura misteriosa de uma mulher surge. Buscando memórias de outras vidas, ela se recorda de momentos que a marcaram, lembrando também do dia mais feliz de todos, quando se tornou amiga de um sapo! Mas quando a família descobre… Só assistindo pra saber!
– Dia 19/10, às 11h, na Feira dos Agricultores
Intervenção urbana – Conversinha mineira
Núcleo de Criação LuarAzul – NUCLA
A intervenção cênica “Drummond nas Ruas” busca a valorização dos espaços públicos; celebrando a identidade local e a aproximação da arte com o público.
Os poemas e crônicas que serão dramatizados nas ruas serão: A festa acabou; Beijo nos lábios; O assalto; Quadrilha; Cidadezinha qualquer; Boitempo; As namoradas mineiras.
Dessa maneira, o Núcleo de Criação LuarAzul, através das conhecidas comadres do espetáculo Conversinha Mineira, traz performance teatral e experiências interativas, utilizando o espaço urbano como cenário cotidiano.
– Dia 19/10, às 19h, na Fazenda do Pontal.
Viagem na família
Companhia Itabirana de Teatro
Viagem na Família é um musical que reúne poemas de Carlos Drummond de Andrade, trazendo à tona o sentimento do poeta em relação à família e sua terra natal, Itabira.
Durante a apresentação, a plateia é convidada a fazer uma viagem no tempo e revisitar através das canções, o sentimento de saudade, respeito e admiração que o poeta nutria pelos irmãos, pelo pai Carlos de Paula e por sua mãe Julieta, que figuram em seus versos como puro amor, puro sentimento.
– Dia 20/10, às 10h, na Praça do Campestre.
Heróis na Terra do Ouro
Marcos Khass Produtora
O espetáculo Heróis da Terra do Ouro mostra que nunca é tarde pra uma mudança de atitude. Pois o verdadeiro herói não é apenas o que tem o poder de voar, mas também o que tem outros grandes poderes, como plantar uma semente, adotar um animal de rua e o poder de cuidar dessa nossa maravilhosa casa, plante Terra que precisa ter o seu meio ambiente protegido.
– Dia 20/10, às 19h, no teatro da FCCDA.
Campo de Manginga
Teatro Ritual
Essa é a história de um Rei, mais conhecido como um homenzinho perigoso, o malandro Sete Coroas marcou sua história na década de 20. Temido e popular, fincou raízes no antigo morro da favela no Rio de Janeiro, hoje morro da Providência.
Irreverente e destemido viveu entre flores e crônicas policiais, seguiu através da fina arte da malandragem lutando contra o preconceito sofrido pelo povo preto que sabe o que é viver na ponta da navalha.
O experimento cênico Campo de Mandinga fala sobre dor e alegria, fé e aprendizado, trazendo para a cena algumas das várias formas de sobrevivência, utilizando a malandragem, como mandinga em ânsia de liberdade, dentre vários aprendizados ancestrais que se reinventam para sobreviver.
– Dia 21/10, às 12h, na Mata do Limoeiro
Contação de Histórias
Alexsandra Teixeira
A arte de contar histórias é um dos mais antigos meios de interação da humanidade, ela sempre esteve presente na vida das pessoas. Em cada conto, encontra-se a riqueza da experiência humana, uma história única congelada no tempo.
A história não apenas preserva a cultura de um povo, mas também ilumina a alma, criando laços emocionais que perduram.
– Dia 21/10 às 13h na Mata do Limoeiro.
Show Circo
Circo Massa
O show vai começar! O Circo Massa traz ao palco uma apresentação deslumbrante que promete encantar crianças e adultos.
Com uma combinação perfeita de acrobacias emocionantes, palhaçadas hilárias e números artísticos de tirar o fôlego, esta é uma experiência que você não pode perder!