Itabira dá início, nesta quarta-feira, ao 5.º Flitabira com foco em literatura e formação de leitores

Em destaque, Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum e Ana Maria Machado, autores homenageados

Fotos: Ranch Films/Fernando Rabelo/
Renato Parada/Divulgação

Festival conta com programação para todas as idades e mesas com grandes nomes da literatura brasileira

A quinta edição do Festival Literário Internacional de Itabira (5.º Flitabira) tem início nesta quarta-feira (29), com uma programação que ocupa a cidade com literatura, arte e reflexão.

Com o tema Literatura, Encruzilhada e A Rosa do Povo, o festival celebra a obra de Carlos Drummond de Andrade e propõe diálogos entre tradição, contemporaneidade e crítica social. Todas as atividades são gratuitas.

A abertura oficial acontece às 18h, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a presença dos curadores, patrocinadores e autoridades.

Mas desde as primeiras horas desta quarta-feira, o festival já movimenta a cidade com ações voltadas ao público infantojuvenil.

Às 8h, o escritor e músico Tino Freitas realizou uma apresentação interativa para crianças de até 5 anos. Às 9h, foi a vez da escritora Lavínia Rocha conversar com estudantes do Ensino Médio.

No período da tarde, Tino Freitas retorna ao palco com nova sessão para crianças, e às 15h, a escritora Alessandra Roscoe e o escritor Leo Cunha, curador da programação infantojuvenil, encerram as atividades do dia com uma roda de leitura.

Todas as ações acontecem no teatro da FCCDA, com visitas escolares previamente agendadas.

Mesas literárias e música no Coreto

A programação da noite começa às 19h com a primeira mesa de debate do festival, reunindo os escritores Sérgio Abranches, Jeferson Tenório e Bianca Santana para discutir o tema central do evento: Literatura, Encruzilhada e A Rosa do Povo.

Em seguida, às 20h, os escritores Itamar Vieira Junior, Morgana Kretzmann e Matheus Leitão participam da mesa Terra, Água e o Passado como Encruzilhadas, ampliando o olhar sobre memória, território e identidade.

Encerrando o primeiro dia do festival, às 20h30, o Trio Doce de Côco se apresenta no Coreto do festival, instalado na avenida Daniel de Grisolia, em frente ao centro cultural da FCCDA.

Exposição celebra heranças indígenas e afro-brasileiras

Também nesta quarta, o festival inaugura a exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento, promovida pelo Memorial Minas Gerais Vale.

A mostra reúne obras de artistas de diferentes regiões de Minas Gerais e propõe uma reflexão sobre oralidade, território, linguagem, tecnologias e formas de bem viver, com foco nas heranças indígenas e afro-brasileiras.

A exposição acontece no hall de entrada da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, de 29 de outubro a 2 de novembro, e integra a programação oficial do 5.º Flitabira.

Sobre o 5.º Flitabira

O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira.

Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o festival promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Conta também o Flitabira da Gente, dedicado aos empreendedores locais. O festival acontece no Teatro da FCCDA e na avenida Daniel de Grisolia.

Confira a programação completa do 5º Flitabira nesta quarta, 29/10:

18h: Abertura oficial com autoridades e patrocinadores – Teatro

19h: Sérgio Abranches, Jeferson Tenório e Bianca Santana – Tema: Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo. Local: Teatro.

20h: Itamar Vieira Junior, Morgana Kretzmann e Matheus Leitão (Mediação) – Tema: Terra, Água e o Passado como Encruzilhadas. Local: Teatro.

Programação infantojuvenil

8h: Tino Freitas – Educação Infantil – 0 a 5 anos – Local: Teatro.

9h: Lavínia Rocha – Ensino Médio – 15 a 17 anos – Local: Teatro.

14h: Tino Freitas – Educação Infantil – 0 a 5 anos – Local: Teatro.

15h: Alessandra Roscoe e Leo Cunha – Local: Teatro.

Programação musical

20h30: Trio Doce de Côco – Local: Coreto.

Serviço

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

Data: De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Entrada gratuita

Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira

Acesse a programação completa em www.flitabira.com.br

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *