Itabira antirracista celebra a Consciência Negra com várias atividades e homenagens a personalidades afroitabiranas

Imagens: Divulgação/
Ascom/PMI

Para celebrar e promover debates em torno do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), por meio da Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, Itabira conta com uma programação especial com palestras, roda de capoeira, entrega de prêmios, desfile de moda afro-brasileira, shows musicais.

A agenda está em dia com as propostas do Novembro Negro, uma iniciativa promovida por diversas instituições e organizações no Brasil, incluindo universidades, secretarias de cultura, e instituições de saúde, à qual a Prefeitura de Itabira aderiu como parte de sua política antirracista.

O Novembro Negro é um momento propício à reflexão sobre as desigualdades raciais, como também para a promoção de ações que visem a inclusão e a justiça social. Reforça a necessidade de políticas públicas que combatam o racismo e valorizem a diversidade cultural.

A programação do Novembro Negro deste ano tem como tema Tudo que nóis tem é nóis, uma alusão a um trecho da música do rapper Emicida, que chama a atenção para o amor e a união.

As atividades têm início no sábado (16), com a apresentação do 2º Conexão Capoeira. A roda de capoeira e a troca de corda contará com a presença do Mestre Kall.

Para os profissionais da Rede Municipal de Ensino haverá palestra com Bárbara Carine, atração do mês da Consciência Negra, com o a proposta de Como ser um Educador Antirracista. Bárbara é escritora, especialista em Educação, palestrante e uma voz crítica à “academia brancocêntrica ocidental”.

A palestra será apresentada em dois períodos, manhã e tarde, no Teatro do Centro Cultural, na sexta-feira, 22 de novembro.

As atividades do Outubro Negro reforçam o compromisso do poder público municipal de colocar em prática a Lei 10.639/2003, em que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas ou particulares do município.

Ainda no dia 22, a partir das 19 horas, a Fazenda do Pontal se transforma em um ponto de encontro tendo como tema: Tudo que nóis tem é nóis.

O evento contará com desfile do projeto Pretos no Topo, apresentação do DJ Vini Brown e o grupo Supremacia convida Ana Santiago. A entrada é gratuita e será uma oportunidade de valorizar, fortalecer e conhecer um pouco mais da cultura negra no município.

Já no dia 25, ocorre a premiação Personalidades Afroitabiranas 2024 – Luís Gama. A entrega das homenagens representa reconhecimento aos itabiranos que merecem destaque pela luta dos direitos do povo negro.

O evento tem a presença confirmada do secretário de Estado de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cledisson Júnior.

“A  celebração do Novembro Negro é um momento especial para intensificar o envolvimento dos educadores que tem papel principal nesse processo e envolver a comunidade itabirana como aliados dessa pauta”, afirma a diretora de Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim.

Para ela, o evento ajuda a fortalecer as políticas públicas em Itabira com foco na valorização da cultura negra.

“Nos últimos quatro anos temos trabalhado no desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo, com inúmeras atividades”, conta a diretora.

Confira a programação

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *