Itabira abre o Pré-Carnaval 2026 e, nesta quinta-feira (5), conhece seu rei e sua rainha da folia
Festa segue pela noite de hoje com cortejo do bloco E Agora Mofi? do Largo do Batistinha até a avenida DJ, no circuito A Cor dessa cidade
Fotos: Carlos Cruz
Cores e cores vão se abrindo para receber os foliões no Pré-Carnaval 2026 de Itabira, que cresce em animação ccom muito axé, samba no pé, arte e alegria contagiante
Nesta quinta-feira (5), Itabira dá início ao Pré-Carnaval 2026, que entra definitivamente no calendário cultural da cidade, atraindo foliões locais e visitantes de outras cidades.
O tema deste ano, A cor dessa cidade, chama atenção para os espaços por onde passarão os cortejos, especialmente o centro histórico, que guarda memórias dos antigos carnavais, como nos tempos de Zé Bandarra – e hoje discute propostas de revitalização.
A abertura ocorre no circuito A cor dessa cidade, na avenida Daniel Jardim de Grisolia, em frente, onde está montado o palco. Às 19h, acontece o concurso para escolha do Rei e da Rainha do Carnaval.
Em seguida, os soberanos recebem a Chave da Cidade das mãos do prefeito Marco Antônio Lage, em um momento simbólico que marca oficialmente a abertura da festa momesca. Logo depois, às 20h30, o público é embalado pelo Samba da Kasa Rica.
Cortejo do bloco E Agora Mofi?

Um dos pontos altos da abertura é o desfile do bloco E Agora Mofi?, com concentração no Largo do Batistinha às 21h e saída em cortejo pela avenida DG às 22h30 até o circuito pré-carnavalesco.
Inspirado no poema E agora, José?, de Carlos Drummond de Andrade, o bloco surge como resposta poética e coletiva ao verso que anuncia o fim da festa. Para o coletivo, a folia continua viva e pulsante.
Criado a partir da amizade de três apaixonados pelo carnaval de rua, o bloco se tornou espaço de pertencimento e celebração franqueada para toda a população.
Hoje, conta com bateria própria, formada por cerca de 60 integrantes. Promete animar o público com o ritmo contagiante do funk dos anos 2000.
Programação segue até domingo

O Pré-Carnaval continua até domingo (8), com desfiles de blocos e intervenções artísticas. Entre os destaques estão o bloco Madalena não gosta de poema (sábado, 7), além dos cortejos de Dinossauros Rock, Todas Fridas, Altamente e Filhos de Nandy.
Também estão na programação os tambores do Calangodum e o irreverente Bloco do Cemitério, que neste ano homenageia “a maior voz do samba e da mineiridade: Clara Nunes”.
O bloco Pedrinha que Brilha também marcará presença no pré-carnaval itabirano, junto a convidados e atrações musicais que ainda serão anunciados.
Com cores, ritmos e encontros, o Pré-Carnaval 2026 de Itabira fortalece tradições, estimula a economia criativa e transforma a cidade em um grande palco de celebração popular.
Serviço
Programação – Quinta-feira (5)
Circuito A Cor Dessa Cidade – avenida Daniel Jardim de Grisolia
19h – Concurso Rei e Rainha do Carnaval
20h30 – Show Samba do Kasa Rica
21h – Saída do Bloco E Agora, Mofi? (Largo do Batistinha)
22h30 – Chegada no circuito do Bloco E Agora, Mofi?
Trajeto: Largo do Batistinha → Av. Daniel Jardim de Grisolia → Espaço A Cor Dessa Cidade








