Inquérito que investiga crime de homofobia em Itabira corre sob sigilo, mas delegado promete detalhes para breve

Foto: Carlos Cruz

Segundo o delegado regional Helton Cota, a Delegacia de Polícia Civil de Itabira já instaurou inquérito para apurar possível crime de homofobia cometido com as manifestações contrárias à nomeação da nova secretária de Educação, a professora Laura Souza.

Devem ser investigadas também as manifestações preconceituosas contra a aprovação do projeto de lei, de autoria do prefeito Marco Antônio Lage, que porpõe a criação do Conselho Municipal LGBTQIA+, cujo objetivo é subsidiar as políticas públicas em defesa e na promoção dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros.

“Testemunhas estão sendo ouvidas e diligências estão em andamento visando identificar as vítimas”, disse o delegado. E também os autores.

Entretanto, o delegado não quis adiantar à reportagem mais informações sobre as investigações. “O inquérito policial não é público. Ao final, daremos detalhes e não deve demorar”, assegurou Helton Cota, em resposta a este site.

Laura Campos se manifesta e promete mais garra à frente da Secretaria de Educação

Laura Souza (ao centro) diz que manifestações homofóbicas reforçam a sua disposição para trabalhar por uma educação cada vez melhor em Itabira (Imagem: Ascom/PMI)

A futura secretária de Educação, professora Laura Souza, após as manifestações homofóbicas se manifestou diante das declarações e postagens que atentam contra a sua pessoa, enquanto profissional e cidadã.

“A minha orientação sexual jamais poderá colocar em xeque a minha competência. Itabira não é uma cidade onde os preconceitos prosperam. E as manifestações homofóbicas só me fortalecem para ter ainda mais garra, foco e força para trabalhar por uma educação cada vez melhor.”

Prefeito também repudia as manifestações homofóbicas e mantém nomeação

O prefeito Marco Antônio Lage, por meio de sua assessoria de imprensa, repudiou veemente as manifestações conservadoras de uma minoria que vive presa ao passado, divulgando falsas informações, vendo demônios como se via na Idade das Trevas.

Leia a íntegra do seu posicionamento:

“A Prefeitura de Itabira, por meio do prefeito Marco Antônio Lage, recebe com pesar e indignação os últimos casos de homofobia registrados no município. Homofobia é crime no Brasil desde junho de 2019.

Dessa forma, a Prefeitura reitera a importância de ampliar a discussão sobre políticas públicas direcionadas à comunidade LGBTQIA+, como forma de combater as violências por questões de gênero e/ou orientação sexual.

Em relação ao convite feito à professora Laura Souza para assumir a Secretaria Municipal de Educação, o prefeito reafirma que está mantido, acrescido da decisão de dotar a profissional de amplo apoio em todas as condições técnicas e qualificadas para o cargo.

Vale lembrar que Laura é servidora pública efetiva há 15 anos, tanto da Prefeitura de Itabira quanto da Câmara Municipal. Laura é itabirana, licenciada em Letras (Inglês, Português e respectivas Literaturas) e com 15 anos de experiência como redatora, além da expertise em gestão e administração pública.

A Prefeitura de Itabira trabalha incansavelmente para tornar a cidade cada vez mais sustentável e solidária, com iguais direitos a todos. A Prefeitura de Itabira está aberta a todas as possibilidades de diálogo.

Após as manifestações homofóbicas, Laura Souza relata que a orientação sexual jamais poderá ser instrumento para colocar em xeque a sua competência.

Segundo ela, Itabira não é uma cidade onde os preconceitos prosperam, é uma cidade acolhedora e as manifestações homofóbicas só a fortalece para ter ainda mais garra, foco e força para trabalhar em prol de uma educação cada vez melhor para o município.”

Posts Similares

2 Comentários

  1. A delegacia de Polícia vai remanchar na apuração deste caso. Eles não conseguem desvendar crime de morte; legista não faz necropsia etc e tal. O Estado brasileiro é fraco e é insuportavelmente INJUSTO.

    1. É uma pena saber que ainda temos em nossa sociedade, pessoas que sentam no seu rabo para falar do rabo dos outros..
      Opção sexual começou quando O nosso Criador fez a mulher para agradar e Deixar o Homem feliz.
      Mais colocou a Árvore frutíferas, aquela a qual era Proiblda. Dando-lhe uma opção sexual, donde surgiram os casais homem e a mulher. Surgindo a putaria nua e crua.
      Homens x Mulheres e mulheres x mulheres e o dos homens x homens. ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *