Golpe do falso advogado em Itabira: OAB alerta a população
Imagem: Reprodução
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 52ª Subseção de Itabira, alertou a população sobre a prática do “golpe do falso advogado” na região. Criminosos têm se passado por advogados, utilizando dados públicos como fotos, nomes e informações processuais, para aplicar golpes e subtrair valores dos clientes.
Em resposta às inúmeras denúncias de golpes contra advogados e seus constituintes, a OAB/MG, o Ministério Público e a Polícia Civil iniciaram um esforço conjunto para investigar e combater esses crimes. Para isso foi criado um grupo de trabalho especificamente para enfrentar essa modalidade de fraude, que traz prejuízos tanto para a advocacia quanto para a sociedade.
“Esses esforços visam garantir que a identificação desses criminosos para que sejam punidos”, diz a a presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas, reforçando o compromisso da entidade na proteção da advocacia e da sociedade. “É importante que a população tenha ciência desses golpes para se proteger”, ressaltou.
Precauções
Diante dessa ameaça, a OAB orienta que, sempre que houver necessidade de transações financeiras para quitar honorários, as pessoas procurem o advogado pessoalmente em seu escritório, antes de realizar qualquer transação bancária. Esse cuidado é fundamental para verificar a veracidade das informações e evitar prejuízos.
Caso alguém já tenha sido vítima do “golpe do falso advogado”, a OAB orienta que registre um Boletim de Ocorrência na polícia. O boletim pode ser enviado para o e-mail ouvidoria@oabmg.org.br, junto com a documentação pertinente, como prints de conversas e comprovantes de transações bancárias.
Essas providências são essenciais para colaborar com as investigações e a punição dos criminosos.