Fundação do Partido dos Trabalhadores é lembrada em plenário da ALMG

Foto: Luiz Santana

Deputado André Quintão (no destaque) celebra os 42 anos do PT, com suas lutas, conquistas no passado e desafios para futuro do Brasil

Ascom/ALMG – No dia em que completa 42 anos, o Partido dos Trabalhadores foi lembrado na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Lider do bloco Democracia e Luta, que tem o PT como seu maior partido, o deputado André Quintão (PT) comemorou a data, destacando a trajetória de lutas e conquistas da agremiação criada em 10 de fevereiro de 1980.

Ele lembrou que a construção do PT foi inovadora, tendo a participação de segmentos como sindicatos, associações de bairros, comunidades eclesiais e movimento estudantil. E neles havia como ponto convergente a busca por uma sociedade democrática, justa, com liberdade e respeito à dignidade. “Tenho alegria por minha vida estar associada ao PT, ao qual me filiei em 1985; a grande contribuição que demos ao Brasil é digna de muito elogio”, salientou.

O deputado ressaltou que a agremiação atuou na transição da ditadura para a democracia e, logo depois, elegeu deputados que ajudaram na formulação da Constituição de 1988. Com a redemocratização, elegeu primeiramente prefeitos e depois governadores, que mostraram o modo petista de governar, tendo como carro-chefe o orçamento participativo.

Com Lula, Brasil erradicou fome

A evolução desse processo ocorreu com a posse de Lula na Presidência da República em 2003 e, depois, de Dilma Rousseff, de 2010 a 2016. André Quintão listou entre as conquistas desse período a eliminação da extrema pobreza e da fome no País, com a implantação do Bolsa Família e outros programas.

Externamente, o Brasil se tornou respeitado, chegando a ser a sexta economia global.

Mesmo reconhecendo que o PT cometeu alguns erros, o deputado considerou-o um partido exemplar, que não fugiu às suas origens: “O PT, por onde passou, demostrou que tem programa e ideologia; que fala e faz”.

Para superar este momento de negacionismo, que levou à perda de 637 mil vidas na pandemia, o parlamentar assegurou que o PT cumprirá sua missão cívica e civilizatória apresentando um projeto de transformação para o Brasil”.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *