Fontes de energia e o aquecimento global

Usina de carvão na China (Fotos: Reprodução)

Tiago Bretas

O aquecimento global provoca uma série de consequências em nosso planeta, pelo motivo de estar diretamente ligado ao aumento da temperatura do globo, e em razão disso, provoca inúmeros desastres naturais como tempestades, secas, tufões e outros.

Desta maneira, trata-se de um dos grandes problemas a serem enfrentados pelas autoridades, cientistas e empresários responsáveis atuantes na área, sendo a forma de obtenção de energia o principal causador deste aquecimento, portanto, a área que requer a maior atenção desses indivíduos.

Diante disso, para obter energia é necessário a queima de matéria prima, algumas delas são não renováveis, petróleo, carvão (usinas termoelétricas) e nuclear principalmente; e outras renováveis, hidrelétrica, solar, eólica e outros.

Assim, as primeiras fontes de energia, por se esgotarem na natureza, devem ser substituídas pelas segundas, uma vez que não importa quanto o homem as utilizem, essas nunca se esgotarão.

Além disso, as fontes de energia não renováveis, advindas de combustíveis fosseis, como carvão e petróleo, durante o processo de obtenção de energia, o oxigênio presente nas matérias primas desses combustíveis é queimado.

Por conseguinte no decurso da reação transforma-se em gás carbônico. Em decorrência, o aumento do nível desses gases na atmosfera contribui com aumento do aquecimento global. Contudo, as respectivas fontes de energia são extremamente usadas pelos países, em virtude da sua abundância e eficácia, apesar de não serem renováveis.

No entanto, grande parte dos países utiliza energias renováveis e limpas, como hidrelétrica, amplamente usada no Brasil, e nuclear. Porém essas não estão livres de problemas.

Apesar de a primeira não influenciar diretamente no aumento da temperatura do planeta, provoca o alagamento de áreas enormes, com a consequente destruição de habitats naturais de plantas e animais.

Em casos extremos, podem levar a extinção de espécies, e ainda, em certas situações comunidades inteiras acabam sendo desabrigadas.  Assim é também o caso da energia nuclear, apesar de extremamente fiscalizada. Em caso de acidente pode expelir radiação, que de acordo com o nível, levam milhares de pessoas ao óbito. E ainda deixa o local desabitado.

Sob o mesmo ponto de vista, tem-se ainda a utilização de baterias elétricas nos veículos, visto que muitos países vêm adotando tal fonte de energias, principalmente os europeus. Inclusive há lei de incentivos aos consumidores destes carros.

Carro elétrico só terá eficácia se utilizada energia limpa

Contudo, o benefício do uso de veículos elétricos apenas será eficaz caso a energia utilizada seja limpa. Isso porque se essa fonte tiver sido obtida através de combustível fóssil, a poluição acontecerá da mesma forma. Se ao invés de acontecer no veículo, aos olhos do consumidor acontecerá no processo de obtenção de energia.

Com esses impactos, cientistas, empresários e os representes de Estado responsáveis procuram formas eficazes de utilizar energias limpas, que geram poucos problemas para a natureza, como são a eólica, solar e a ondomotriz, gerada pela movimentação das ondas.

Todavia, as respectivas fontes de energias são relativamente pouco eficazes, necessitando de áreas imensas para sua exploração e de alto custo.

Telha do solar da-Tesla, empresa do mega empresário Elon Musk

Em virtude disso, bilionários como Elon Musk procuram solucionar esses obstáculos. No caso de Elon Musk, ocorre por meio de sua empresa Solar City, ao vender telhas solares aos consumidores pelo preço de uma telha comum, para que os respectivos compradores utilizem a energia gerada.

Todavia, a energia não utilizada pelos habitantes da residência pertence a empresa das placas solares – e pode ser revendida. Deste modo, a ideia, em fase de teste, soluciona a princípio o problema do alto valor e do grande uso do solo. E ainda gera riqueza para o empresário investidor neste modelo de energia solar.

Por fim, as fontes de energia estão evoluindo muito rapidamente. Os primatas ao início utilizavam pedra riscada para gerar fogo e calor. Milhares de anos depois o homem descobriu o carvão, enquanto no último século foram descobertas dezenas de novas formas de obtenção de energia, muitas delas limpas e renováveis.

Em decorrência disso, é possível novas conquistas sejam feitas na área, com o objetivo de produzir energias limpas e mais eficazes para “alimentar” todo o mundo de forma sustentável.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *