Flitabira tem entrega de troféu Juca Pato à escritora Conceição Evaristo neste sábado, com presença da ministra Carmem Lúcia

Foto: Keven Willian

Neste sábado (4), a programação da terceira edição Festival Literário Internacional de Itabira (3º Flitabira) está bastante movimentada, tendo como ponto alto a entrega à escritora Conceição Evaristo do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), pela primeira vez com o reconhecimento de uma mulher negra, pelo conjunto de sua obra literária.

A entrega do troféu contará com a presença da ministra Carmen Lúcia, do STF, que dividirá com a escritora a palestra Sentimento do mundo, livro de Carlos Drummond de Andrade, que trata em seus versos da esperança de paz em uma conjuntura de ascensão do nazifascismo e da guerra civil espanhola.

Conceição Evaristo recebe nesta noite o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano (Foto: Rodrigo Oliveira)

Um tema atual com as guerras em curso que assustam a humanidade. “Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho desfiando a recordação do sineiro, da viúva e do microscopista que habitavam a barraca e não foram encontrados ao amanhecer, esse amanhecer mais noite que a noite”, escreveu o poeta itabirano, no mesmo livro onde está o poema Confidência do Itabirano: “Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro”.

Concurso de redação

O dia de hoje será também de entrega de premiações, ás 10h, no palco CDA, aos alunos da rede pública e privada de ensino. Nesta edição o Prêmio de Redação teve como proposta Escreva para o Poeta, dentro do tema geral Arte, Literatura e Correspondências. Os estudantes participantes do concurso leram um poema de Drummond, à escolha, devendo em seguida escrever uma carta ao poeta, promovendo o gosto pela leitura e escrita.

A ministra Carmen Lúcia, do STF, divide palco com a escritora Conceição Evaristo para falarem sobre o Sentimento do mundo em tempo de guerras (Foto: Divulgação)

A premiação foi dividida em três categorias: de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos e de 15 a 18 anos. O concurso constou também a categoria de Desenhos, direcionada a alunos com idades entre 4 e 8 anos.

Ainda pela manhã, às 11h, o músico e professor Ivan Vilela realiza uma aula- espetáculo voltada para a condução de vozes em seus arranjos em composições para a viola.

O evento integra o I Festival Literário de Viola Caipira do Flitabira, que será encerrado com o show de Marcos Assunção e Marco Lobo, às 20h, no Coreto Maria Julieta.

Ainda pela manhã, no Palco CDA, Kakay e Alexandre Amaro se encontram para a mesa “Áporo”, quando compartilham seus conhecimentos em linguagens e direito para abordar como a literatura pode servir como ferramenta para conscientização e mudança social.

Palestras e mesas de conversa

A programação da tarde começa com uma palestra que reúne José Manuel-Diogo, Taiane Santi Martins e Ricardo Ramos Filho para refletir sobre a língua portuguesa como instrumento para esculpir a literatura e, sobretudo, a escrita.

Na sequência, às 15h30, a mesa “E agora, José?” divide com o público as vivências de Marcia Tiburi e Wagner Schwartz, artistas que sofreram ameaças de morte após exporem seus trabalhos. A escritora deixou o Brasil em 2019, enquanto o coreógrafo buscou exílio em 2017. Ambos os eventos acontecem no Palco CDA.

O espaço central para as palestras e mesas de conversa recebe, às 16h30, Marcello Dantas e Afonso Borges para falar sobre arte, curadoria e festivais.

Será abordada a importância dos festivais literários na promoção da literatura, o compartilhamento de experiências na produção de eventos culturais, a influência da tecnologia e como a diversidade cultural é valorizada em seus projetos.

Em seguida, às 17h30, Eliana Alves Cruz, Andréa Pachá e Ursula Vidal sobem ao palco CDA para a palestra Mãos dadas, sobre como a poesia pode servir de ferramenta para refletir sobre questões sociais e aspirações humanas.

Abrindo a programação noturna, Lívia Sant’Anna Vaz e Jeferson Tenório debatem sobre as diferentes formas de exílio – não necessariamente físicos, mas também mentais, na palestra que acontece às 19h.

Em seguida, às 20h, a mesa Memória promove um encontro de legados. João Candido Portinari, Pedro Drummond e Ricardo Ramos Filho relatam as memórias deixadas por Portinari, Drummond e Graciliano Ramos.

Ivan Vilela no I Festival Literário de Viola Caipira, no Flitabira (Foto: Felipe Abras)

Programação regional

Destaque para outros eventos que acontecem na programação do dia, no Palco Cornélio Pena. “Salve Maria! Cultura, religiosidade e fé” junta nomes de grande relevância nas manifestações culturais de base em Itabira, com Antônio Beato e Dona Tita, mediados pelo professor William Ramos, às 13h30.

Às 15h, Sandra Duarte coordena a mesa Epístolas modernistas – Carlos Drummond, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, com participação dos professores Joaquim Olegário e Maxsandro Soares.

Escrevivências negras é o tema do encontro de Juscélia Almeida, Eva Gonzaga e Maria Geralda dos Prazeres, às 16h30.

Para falar de literatura marginal, o Flitabira recebe, às 18h, o radialista Elder Black, o rapper Thiago SKP e o especialista em som Fabão.

A programação regional será encerrada às 19h, com o tema A visualidade lírica do cotidiano, com Rafael Sá, Genin e Rafael Fernandes.

Serviço

SERVIÇO:

3º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *