Flitabira lota teatro da FCCDA com público ávido por compartilhar das ideias e companhias literárias
No destaque, mesa de conversa com os escritores Itamar Vieira, Bianca Santana e Valter Hugo Mãe
Fotos: @alnereis/ Divulgação
Nesta sexta-feira (1), às 20h, tem concerto com o Quinteto de Cordas da Orquestra de Ouro Preto e, também, apresentação de Thamiris Trio, às 21h, com o melhor do choro, gênero musical sofisticado e expressivo da música instrumental brasileira
Pela quarta edição do Flitabira, a manhã desta sexta-feira (1) foi movimentada com a participação de crianças na biblioteca Luiz Camillo de Oliveira Netto, com a ‘Hora da História’ com Tia Di, performance do Circo Giramundo e a divulgação do gibi ‘Fala Quilombo’.
Já no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) a programação teve como encontro do dia a roda de conversa com o escritor e músico Tino Freitas com o roteirista e quadrinista Estevão Ribeiro.
Logo no início, Tino Freitas fez a leitura de uma de suas várias histórias publicadas, ‘Gabi de Bigode’, para em seguida manter diálogo com Estevão Ribeiro sobre os seus projetos mais recentes, que inclui o lançamento, em julho, do livro ‘Gênios da nossa gente: personalidades negras’ em parceria com Eliana Alves Cruz, obra que apresenta para o público grandes figuras afro-brasileiras.
Na sequência, foi a vez de Madu Costa e Rubem Filho compartilharem o palco. Madu é contadora de histórias, pedagoga e arte-educadora, e expôs algumas de suas narrativas preferidas.
Paralelamente, Rubem Filho, ilustrador e designer gráfico belo-horizontino, desenhava as personagens e peripécias de suas histórias.
Após as brincadeiras com as crianças para que adivinhassem as gravuras de Rubem, Madu encerrou a manhã com uma música de sua autoria cadenciada pelo pandeiro que a acompanhava.
Novas mesas
O terceiro dia do Flitabira, em sua quarta edição, reserva para a noite desta sexta-feira rodas de conversas com escritores e escritoras convidados (as).
No teatro da FCCDA, às 17h conversam e trocam ideias as escritoras Bianca Santana, Erica Toledo e Lívia Sant’Anna Vaz.
Em seguida, será a vez de Valter Hugo Mãe e Mariana Paz conversam sobre poesia e artes plásticas.
E no coreto instalado na avenida Daniel de Grisolia haverá a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra de Ouro Preto, nesta sexta-feira, às 20h, que se reapresenta no sábado no mesmo horário. E, no domingo (3), o concerto começa às 15h.
Na sequência, no mesmo coreto, o músico itabirano Sílvio Carlos, considerado um dos melhores violões de sete cordas, acompanha, às 21h, Thamiris Cunha Trio.
No Flitabira, o público terá a oportunidade de apreciar a maestria e paixão desses músicos pelo choro brasileiro, gênero musical considerado um dos mais sofisticados e expressivos da música instrumental brasileira.
Surgido no século XIX, o choro combina elementos do samba, do maxixe e da música europeia, resultando em um estilo complexo genuinamente brasileiro. Tem como principais expoentes os compositores Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, que elevaram o choro a um patamar de excelência e criatividade.
Prêmio de Redação, homenagem a Dona Tita e prêmio Juca Pato
A programação de sábado (2), começa às 10h, com a entrega do Prêmio de Redação e Desenho, destacando as criações de estudantes de escolas públicas e privadas de Itabira, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização das expressões literárias e artísticas.
Um dos destaques, às 20h, é a realização da homenagem à matriarca Maria Gregório Ventura, líder comunitária do quilombo Morro de Santo Antônio. Na ocasião será exibido o documentário “Tita – 100 anos de luta e fé”, destacando O filme mergulha na história de Dona Tita, natural do Quilombo a importância da sua contribuição para a preservação das tradições quilombolas e sua luta contra o racismo estrutural.
Outro destaque da noite de sábado, às 21h, é a entrega do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 à jornalista e escritora Míriam Leitão, que receberá o prêmio das mãos de Conceição Evaristo, vencedora do ano passado.
A cerimônia também contará com a presença de Ricardo Ramos Filho, presidente da União Brasileira de Escritores e neto de Graciliano Ramos.
O momento terá a participação também dos jornalistas Eugênio Bucci e Flávia Oliveira, além da participação por vídeo chamada da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia.
Mas antes, a programação nacional e internacional do Flitabira neste sábado, a partir das 14h, haverá roda de conversa com os autores Airton Souza, Carlos Starling e Marta Porto, seguidos por uma mesa com Silvana Gontijo, Carlos Herculano Lopes e Paulo Scott.
Já as jornalistas e escritores Míriam Leitão e Flávia Oliveira se apresentam às 17h. Às 18h, Paloma Jorge Amado, Renato Noguera e Eliane Alves Cruz conduzem uma conversa sobre literatura, identidade e ancestralidade.
E, às 19h, Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Lívia Sant’Anna Vaz dividem o palco, enquanto, na biblioteca, conversam Adriana Zenezi, Karla Queiroz e Simone Paulino.
O Flitabira segue até domingo (3), com entrada gratuita, com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”.
O 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da FCCDA.
Programação nacional /internacional – Teatro da FCCDA
10h: Entrega do Prêmio de Redação e Desenho do 4.º Flitabira
11h30: Leo Cunha, Tino Freitas, Madu Costa e Alessandra Roscoe – infantojuvenil
14h: Aírton Souza, Carlos Starling e Marta Porto
15h: Silvana Gontijo, Carlos Herculano Lopes e Paulo Scott
16h: Débora Thomé, Bianca Santana e Sérgio Abranches
17h: Miriam Leitão e Flávia Oliveira
18h: Paloma Jorge Amado, Renato Noguera e Eliane Alves Cruz
19h: Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Lívia Sant’Anna Vaz
19h: Adriana Zenezi, Karla Queiroz e Simone Paulino – BIBLIOTECA
20h: Homenagem a dona Tita, com exibição de documentário “Tita – 100 anos de luta e fé”
20h: Geni Núñez, Tom Farias e Eugênio Bucci
21h: Conceição Evaristo, Míriam Leitão e Ricardo Ramos Filho, com os oradores Eugênio Bucci, Flávia Oliveira e Carmen Lúcia – Entrega do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, pela UBE (União Brasileira de Escritores).
Programação Local
11:00 – 12:00 – Biblioteca – Gibi Fala Quilombo: Nosso Território Vive – A Ancestralidade Negra e Quilombola no Ensino Básico
13:00 – 14:00 – Biblioteca – Narrativa ancestral e feminino – Com Thamara Santana, Wanessa Maia e Juscélia Almeida
16:00 – 17:00 – Biblioteca – Poesia sentimental, política, marginal e de resistência
19:00 – 21:00 – palco externo – Slam da Fênix – batalha
Programação Musical
20:00 – 21:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Orquestra Ouro Preto (Quinteto)
21:00 – 22:00 – Coreto Instituto Cultural Vale – Camila Rocha Trio
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios.
Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: http://institutoculturalvale.org
Serviço
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita