Festival de Inverno tem abertura no sábado com exposição sobre Drummond e show de Rafael Formiga no domingo, na praça do Areão
Foto: Reprodução
Marcado pela polêmica antes mesmo de ter início, pela inclusão na programação do show do cantor Johnny Hooker para o dia 9 de junho, cancelado pelo desencontro de agenda, o 48º Festival de Inverno de Itabira abre a sua programação neste sábado (25).
Johnny Hooker não virá dessa vez a Itabira, mas promete apresentar o seu show em outra oportunidade, uma vez que teve de prolongar a sua turnê pela Europa.
Entretanto, fundamentalistas conservadores e homofóbicos itabiranos acreditam que o cancelamento tenha ocorrido pela pressão popular contrária à sua apresentação, por ter o artista afirmado durante um show que Jesus Cristo era gay, como ele. Uma blasfêmia para mentes retrógradas que acreditam ser o cristianismo a única religião do mundo.
Exposição
Na exposição Drummond: vida em obra o visitante terá a oportunidade de conhecer não só o legado literário de CDA, mas também alguns dos acontecimentos históricos vividos pelo poeta.
“A cidade natal, família, trabalho, amizade, amor e costumes, temas recorrentes em sua obra, ocupam as salas do Memorial em textos e fotos do acervo drummondiano”, informa a assessoria de imprensa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
A mostra tem curadoria do neto do poeta, Pedro Graña Drummond, com ambientação cênica e bonecos autômatos, movidos por engrenagens, produzidos pelo artista-plástico Agnaldo Pinho, que já trabalhou com o grupo de teatro Giramundo, tendo produzido alguns de seus bonecos.
Após a abertura da exposição, Marcelo Maia apresenta o seu show Percalços e percursos.
Programação
Já quem gosta de pagode, marcando a diversidade que se propõe para o festival, terá a oportunidade de assistir ao show do grupo Fundo de Quintal, que encerra a programação de domingo (26), na praça do Areão.
A diversidade fica por conta, também, do show com a banda gospel Ao Cubo, na quinta-feira (30), à noite na praça do Areão. A banda tem sido grande atração nas Marchas para Jesus, tradicional evento evangélico realizado em São Paulo.
Deve ter sido incluída na programação do festival para agradar ao pastor e vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PL), em nome de Jesus e da diversidade que muitos de seus fiéis não admitem, como se todos devessem seguir os seus credos religiosos.
Ainda neste domingo, o festival tem início às 14h, com um grande encontro na praça do Areão.
Para as crianças haverá contação de histórias, com o grupo Pipoquinhas, além de intervenção cultural (poesia Itinerante) e ambientação sonora por DJ Krost. O músico itabirano Rafael Formiga também vai cantar com apresentação do show Em nosso samba.
Itinerante
Tendo como tema A rua e suas cores, o 48º Festival de Inverno de Itabira conta também com programação itinerante. Até 17 de junho, quando se encerra, haverá shows, oficinas, peças teatrais, exposições e intervenções urbanas.
A programação inclui eventos culturais para acontecer nos bairros Campestre, Pedreira do Instituto, Santa Tereza e Gabiroba, além do povoado Candidópolis – e também nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.
As atrações foram divididas nos palcos Mundo das Cores, na praça do Areão, e Meu tempo no presente, localizado no Paredão da rua Tiradentes.
A programação completa pode ser acessada em http://itabira.mg.gov.br.
Serviço:
Abertura: sábado (25), às 19 horas
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade
Endereço: Encosta Leste do Pico do Amor, s/nº, Campestre – Itabira/MG
Telefone: (31) 3835-2156
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, de 10h30 às 16h30
Salada geral no Festival.
Parabéns! Início com grande show de um que odeia Itabira, desfaz dos nossos costumes, além de ser uma pessoa cruel, covarde e negligente.
Itabira merece prestígio. Iniciar um festival de inverno com bons músicos itabiranos é fantástico! Mas logo com a ralé de ser humano? Narcisista, cruel, covarde, entre outros é triste. Esperamos músicos autênticos como temos. Que não toca só por dinheiro, mas por amor.
Meu Deus! Que tristeza!
Aiiiiii que início de festival besta meu Deus!
O governo está privilegiando ***?