Festival de Inverno de Itabira tem Lenine nesta sexta-feira (11); na quinta (17), Thaís Felicori canta Gonzagão e o Estrela de Ouro comanda o arrasta-pé na Praça Acrísio

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (11), o cantor e compositor Lenine se apresenta na Concha Acústica Norberto Martins, no Pico do Amor, às 22h30, como uma das atrações mais aguardadas do 51º Festival de Inverno de Itabira.

Antes dele, às 20h30, o artista itabirano Yago Rios sobe ao palco com o show Rejeito Stereo, trazendo sonoridades autorais e regionais.

Yago Rios é consagrado pelo voto popular como artista ...
Yago Rios faz show na Concha Acústica Norberto Martins nesta sexta-feira, no Pico do Amor (Foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira, 17 de julho, o forró toma conta da praça Acrísio de Alvarenga com o show Thaís Felicori canta Luiz Gonzaga, às 19h30, como parte do projeto Retratos da Música Brasileira, idealizado por Celinha Braga e inspirado no livro Solo – Álbum das Glórias Musicais, do artista plástico itabirano Genin Guerra.

A proposta valoriza o protagonismo de musicistas mineiras e pessoas não binárias da cena independente de Belo Horizonte. No palco, Thaís será acompanhada por @cajuzim (violão de sete cordas), @cissadocavaco (cavaquinho), @leticiasempreviva (rabeca), @iaradominique2018 (sanfona) e @analubraga.percussao (percussão).

Logo após, às 21h, o grupo Estrela de Ouro, de Governador Valadares, apresenta o show 20 anos, com repertório de forró pé de serra que homenageia mestres como Gonzagão, Dominguinhos e Flávio José.

Liderado por Tôni Domingues, o grupo é conhecido por animar festas populares e manter viva a tradição nordestina.

Thaís Felicori canta Luiz Gonzaga, na quinta-feira (17), às 19h30, na praça Acrísio, como parte do projeto Retratos da Música Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)
Festival de Inverno de Itabira promove arte, identidade e diversidade

Com o tema Ser Cultural, o Festival de Inverno de Itabira celebra sua 51ª edição entre 4 e 20 de julho, reunindo mais de 80 atrações gratuitas em diversos espaços da cidade.

Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o evento propõe reflexões sobre identidade, diversidade e a potência criativa das manifestações artísticas itabiranas.

Além de Lenine, Thaís Felicori e Estrela de Ouro, na programação do 51º (“uma boa ideia”) Festival de Inverno de Itabira conta com shows de Pato Fu, Lô Borges, Nação Zumbi, esses dois já realizados, além de dezenas de artistas locais e regionais.

A programação inclui oficinas, teatro, dança, exposições, literatura e intervenções culturais, promovendo uma vivência artística democrática e plural.

Homenagem urgente e necessária

Já passa da hora de a FCCDA promover uma grande homenagem a Norberto Honório Martins, compositor e violonista mineiro, nascido em Serro em 1911 e falecido em Itabira em 1974.

Com uma carreira expressiva na música popular brasileira, teve composições gravadas por artistas como Linda Batista, Moreira da Silva, Nelson Gonçalves e Cyro Monteiro.

Norberto mudou-se para Itabira na década de 1950, onde se casou e viveu até o fim da vida. É pai do icônico carnavalesco itabirano Beto Tutifruti, também já falecido. Além de músico, foi comerciante na cidade, proprietário de um hotel na rua Água Santa, no centro histórico.

Figura marcante da cena cultural local, teve seu nome eternizado na Concha Acústica Norberto Martins, no Pico do Amor, em homenagem ao seu legado artístico e à contribuição para a cultura itabirana e brasileira.

Confirma a programação do completa aqui.

 

 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *