Festival da Onça, em BH, segue com programação cultural gratuita até 10 de agosto
Abertura Festival da Onça
Fotos: Bruno Figueiredo/ Área de Serviço
Mutirão transforma espaços em torno da região do Ribeirão da Onça, na capital mineira
A abertura do Festival da Onça foi um encontro bonito que uniu as pessoas com muita festa e trabalho duro pelo Ribeirão da Onça. O projeto segue até sábado (10) com shows, intervenções artísticas, ações desportivas, de mobilidade urbana, atividades educacionais e feiras, com participação de moradores dos diversos bairros do entorno do Ribeirão da Onça e de outras regiões de Belo Horizonte.
Abaixo, segue a programação. Destaques para o Calma Clima, grupo de corrida que se reúne nesta terça-feira (6), o Pôr do Sol no Mirante com Cozinha Comum e arte urbana na sexta-feira (9), espetáculo infantil “Sinfonia para um Homem Só” no sábado (10) e as apresentações de Swing Safado e MAC Julia também no sábado.
Destaque também para os mutirões que estão transformando três áreas degradadas em espaços de lazer, próximos ao rio. Um deles tem uma linda vista da Cachoeira da Onça, a maior cachoeira em capitais do Brasil. Além da construção de brinquedos, mobiliários e áreas de lazer, estão sendo plantadas mais de 300 mudas de árvores à beira do rio.
- 6 de agosto – terça-feira
NOVO AARÃO REIS
A partir das 8h:
Oficinas de colagem, meio ambiente e comunicação
Exposição no espaço de encontro da agrofloresta
Participação de alunos da Escola Municipal Herbert José de Souza
BAIXO-ONÇA
NOVO AARÃO REIS > CAMPINHO DO CBTU > AREIA BRANCA
20h: Calma Clima
[concentração na Estação São Gabriel]
- 7 de agosto – quarta-feira
NOVO AARÃO REIS
A partir das 8h:
Instalação de placas com temática ambiental
Participação de alunos da Escola Municipal Herbert José de Souza
CAMPINHO DO CBTU
17h às 19h: Futebol no Campinho CBTU
- 8 de agosto – quinta-feira
NOVO AARÃO REIS
A partir das 8h:
Plantio de mudas
Instalação de placas com temática ambiental
Projeto ICB: Monitoramento Participativo dos Rios Urbanos
Participação dos alunos da Escola Municipal Herbert José de Souza
- 9 de agosto – sexta-feira
AREIA BRANCA
9h: Rádio-Escola
Intercâmbio “Jogral da Natureza” com a E.M Herbert José de Souza
Contação de Histórias sobre os Mutirões
16h: Rádio-Escola
Contação de Histórias sobre os Mutirões
Batalha de MCs
Na E.M. Secretário Humberto Almeida
NOVO AARÃO REIS
17h: Pôr do Sol no Mirante
Cozinha Comum
Apreciação do Mural Miragem, dos artistas Marconi Marques e Iara Rocha
Grafite do artista Salo
. 10 de agosto – sábado
ESPAÇO VITRINE
9h: Bicicletada no Baixo-Onça [concentração Estação São Gabriel]
10h: Mesa de Thereza – Nessa rua tem um Rio
11h-11h40: Sinfonia para um Homem Só: Espetáculo Infantil com Geovanne Sassá
Sabadão das Crianças
14h-15h: Orquestra Popular Terno do Binga
15h-17h: Sambrass
18h30 às 20h: Swing Safado + Mac Júlia
+ Feira de Gastronomia Local
“A festa aqui é uma bela desculpa para vivermos ainda mais intensamente o Ribeirão da Onça e abraçarmos a causa de valorizar e divulgar esse patrimônio coletivo de Belo Horizonte” conta a produtora Paula Kimo, produtora do Festival da Onça.
Sobre o Festival da Onça
Mais que um festival para celebrar a cultura, o esporte e a arte, o Festival da Onça promove a transformação de espaços em bairros periféricos do entorno do Ribeirão da Onça, em Belo Horizonte. Ele acontece entre os dias 3 e 10 de agosto nos bairros Novo Aarão Reis, Novo Tupi e Ribeiro de Abreu.
“Desde 2017, a Escola de Arquitetura da UFMG realiza junto à comunidade da região do Ribeirão da Onça mutirões de transformação de espaços degradados em áreas de lazer. Contamos com apoio do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu, o Comupra, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte, a Urbel, e do Projeto Manuelzão, da UFMG”, explica Roberto Andrés, professor da UFMG e coordenador do projeto.
“Depois de muitas conversas com moradores(as) e apoiadores(as), foram realizados os projetos, que serão colocados de pé durante o Festival, em três áreas às margens do Ribeirão da Onça.” completa Débora Tavares, Coordenadora de Intervenções . Cada transformação será conduzida por um coletivo de arquitetura: a Oficina Pele, a Equipe Tuná e o grupo Amarra.
- MIRANTE DA CACHOEIRA – Bairro Novo Aarão Reis
Em frente à maior cachoeira em capitais do Brasil, o AMARRA desenvolveu um projeto com os moradores para a construção de um mobiliário multiuso: mirante, área de lazer e brinquedo. Dali será possível observar a cachoeira do Ribeirão da Onça, com seus 31 metros, jorrando suas águas sobre o leito de pedras do Ribeirão. Vamos contar com a participação de artistas do bairro na execução de murais artísticos no local.
- CAMPINHO DO CONJUNTO CBTU – Bairro Novo Tupi
No já existente campo de futebol do Conjunto Habitacional CBTU, serão realizadas uma série de intervenções concebidas junto à comunidade local. Quem toca o projeto é a Oficina Pele, composta por profissionais de arquitetura que atuam com técnicas alternativas de construção. As intervenções contarão com bancos de pedra e barro para apreciação dos jogos; construção de brinquedos de madeira e de um pergolado; uma pista de caminhada, e também a criação de uma horta comunitária ao lado do campo, implementada com apoio da Urbel.
- REGIÃO DA AREIA BRANCA – Bairro Ribeiro de Abreu
No encontro do Ribeirão da Izidora com o Ribeirão da Onça, forma-se uma bela praia de areia branca, bem em frente a uma escola municipal. A partir de uma série de oficinas com moradores do entorno, a Equipe Tuná concebeu o projeto de intervenção para a área com a construção de um mobiliário em bioconstrução, espaços para capoeira e para escalada, além de um parquinho infantil com balanços.
O Festival da Onça é realizado pela Escola de Arquitetura da UFMG, por meio do projeto de extensão Megafone das Lutas.
Serviço
festivaldaonca.com.br
@festivaldaonca
COMO CHEGAR:
- indicam pontos de ônibus
>indicam paradas
(linhas de ônibus)
Mutirões:
1)Mirante: R. Euro Luís Arantes, 185
* Da Estação São Gabriel (5506A/714/721/807/813/837) > • Avenida Risoleta Neves 113 > caminhada por 7mn até R. Euro Luís Arantes, 185 – Novo Aarão Reis
2)Campinho CBTU: Rod Camilo Teixeira da Costa 705
* Da Estação São Gabriel (714/715/721/837) > • Rod Camilo Teixeira da Costa 705
3)Areia Branca: Tv. Serra Do Itatiaia, 46 – Ribeiro de Abreu
* Da Estação São Gabriel (714/715/721/837) > • Rod Camilo Teixeira da Costa 101 > caminhada por 2mn até Tv. Serra Do Itatiaia, 46
Programação cultural 03 e 10 de agosto:
4) Espaço Vitrine: Rua Antônio Ribeiro de Abreu, 885
* Da Estação São Gabriel (714/715/721/807/813) > • Rod Camilo Teixeira da Costa 1155 > caminhada por 5mn até Rua Antônio Ribeiro de Abreu, 793
* Da Estação São Gabriel (5506A) > • Rua Antônio Ribeiro de Abreu, 846