Feira Livre do agricultor itabirano volta a funcionar aos sábados com restrições na avenida Duque de Caxias

A partir de sábado (22), feirantes e fregueses podem retornar ao tradicional encontro pela manhã na Feira Livre de Itabira, mas por tempo limitado. E somente será permitida a permanência para compra de verduras, frutas, legumes colhidos ainda com o orvalho da manhã, além de alimentos processados de origem animal.

O tempo máximo de permanência do comprador na feira foi fixado em 30 minutos. Com as medidas, espera-se que não ocorram aglomerações, que estão proibidas.

A Feira Livre volta para o mesmo Espaço Multiuso Etelvino Avelar, na avenida Duque de Caxias, nº 560, na Esplanada da Estação. O horário de funcionamento será de 7h às 11h, sendo que as barracas devem ser desmontadas até 13 horas.

Regras rígidas de controle foram estabelecidas para o retorno. Por elas, não foi liberado o antes tradicional encontro para colocar a prosa em dia com as pessoas em volta da mesa para tomar a cervejinha e a pinga da roça.

O consumo de alimentos na feira também não foi liberado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que coordena as medidas restritivas, assim como a distensão do que pode ou não ser liberado em Itabira pelo programa Minas Consciente, de flexibilização da economia, agora na onda amarela.

Aglomerações como as que ocorriam no passado não serão permitidas. Haverá fiscalização da Prefeitura (Fotos: Carlos Cruz)

Avaliação

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a liberação da Feira Livre acontece após a avaliação da pandemia no município. Antes, o governo municipal se reuniu com os feirantes, segmento que figura entre os que mais têm sofrido com as medidas restritivas frente à necessidade de enfrentamento à pandemia com o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

As barracas serão montadas em fileira única com distância de quatro metros umas das outras, no mínimo. E cada barraca só pode ter no máximo dois vendedores. Todos, vendedores e fregueses devem, obrigatoriamente, usar máscara. E higienizar frequentemente as mãos com álcool 70%, que deve ser disponibilizado também aos fregueses.

Drive thru e fiscalização

Uma novidade será o sistema de venda por drive-thru. É o que vai permitir, caso o freguês queira, adquirir os produtos da roça para o almoço de sábado e para a feira da semana sem precisar sair do carro. Para isso, os veículos vão poder transitar em faixa paralela à fileira de barracas.

Para controlar o fluxo de pedestres e veículos, serão instaladas duas barreiras nas vias de acesso à feira.

Haverá fiscalização e apoio por meio de servidores das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Desenvolvimento Urbano (SMDU)/Diretoria de Fiscalização de Posturas, Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT)/Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e Saúde (SMS)/Diretoria de Vigilância Sanitária.

Procedimentos gerais

– A feira será realizada das 7h às 11h. As barracas devem ser desmontadas até as 13 horas.

– Não será permitida a permanência de ambulantes, populares ou clientes ao redor do espaço multiuso.

– A fiscalização será feita por fiscais de Posturas e agentes da Polícia Militar, com o apoio dos feirantes.

– Está proibida a oferta de mesa e cadeiras aos clientes.

– Cartazes com orientações gerais sobre as boas práticas de higiene e as medidas adotadas para o funcionamento da feira devem ser afixados no local.

– Os clientes devem ser orientados a utilizar bolsas, sacolas ou carrinhos próprios para transportar os produtos para casa.

– Durante e após a feira, o lixo deve ser ensacado e enviado para a coleta.

O decreto na íntegra está disponível no portal da Prefeitura: www.itabira.mg.gov.br.

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *