Feira Livre do agricultor itabirano volta a funcionar aos sábados com restrições na avenida Duque de Caxias
A partir de sábado (22), feirantes e fregueses podem retornar ao tradicional encontro pela manhã na Feira Livre de Itabira, mas por tempo limitado. E somente será permitida a permanência para compra de verduras, frutas, legumes colhidos ainda com o orvalho da manhã, além de alimentos processados de origem animal.
O tempo máximo de permanência do comprador na feira foi fixado em 30 minutos. Com as medidas, espera-se que não ocorram aglomerações, que estão proibidas.
A Feira Livre volta para o mesmo Espaço Multiuso Etelvino Avelar, na avenida Duque de Caxias, nº 560, na Esplanada da Estação. O horário de funcionamento será de 7h às 11h, sendo que as barracas devem ser desmontadas até 13 horas.
Regras rígidas de controle foram estabelecidas para o retorno. Por elas, não foi liberado o antes tradicional encontro para colocar a prosa em dia com as pessoas em volta da mesa para tomar a cervejinha e a pinga da roça.
O consumo de alimentos na feira também não foi liberado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que coordena as medidas restritivas, assim como a distensão do que pode ou não ser liberado em Itabira pelo programa Minas Consciente, de flexibilização da economia, agora na onda amarela.
Avaliação
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a liberação da Feira Livre acontece após a avaliação da pandemia no município. Antes, o governo municipal se reuniu com os feirantes, segmento que figura entre os que mais têm sofrido com as medidas restritivas frente à necessidade de enfrentamento à pandemia com o novo coronavírus (Sars-CoV-2).
As barracas serão montadas em fileira única com distância de quatro metros umas das outras, no mínimo. E cada barraca só pode ter no máximo dois vendedores. Todos, vendedores e fregueses devem, obrigatoriamente, usar máscara. E higienizar frequentemente as mãos com álcool 70%, que deve ser disponibilizado também aos fregueses.
Drive thru e fiscalização
Uma novidade será o sistema de venda por drive-thru. É o que vai permitir, caso o freguês queira, adquirir os produtos da roça para o almoço de sábado e para a feira da semana sem precisar sair do carro. Para isso, os veículos vão poder transitar em faixa paralela à fileira de barracas.
Para controlar o fluxo de pedestres e veículos, serão instaladas duas barreiras nas vias de acesso à feira.
Haverá fiscalização e apoio por meio de servidores das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Desenvolvimento Urbano (SMDU)/Diretoria de Fiscalização de Posturas, Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT)/Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e Saúde (SMS)/Diretoria de Vigilância Sanitária.
Procedimentos gerais
– A feira será realizada das 7h às 11h. As barracas devem ser desmontadas até as 13 horas.
– Não será permitida a permanência de ambulantes, populares ou clientes ao redor do espaço multiuso.
– A fiscalização será feita por fiscais de Posturas e agentes da Polícia Militar, com o apoio dos feirantes.
– Está proibida a oferta de mesa e cadeiras aos clientes.
– Cartazes com orientações gerais sobre as boas práticas de higiene e as medidas adotadas para o funcionamento da feira devem ser afixados no local.
– Os clientes devem ser orientados a utilizar bolsas, sacolas ou carrinhos próprios para transportar os produtos para casa.
– Durante e após a feira, o lixo deve ser ensacado e enviado para a coleta.
O decreto na íntegra está disponível no portal da Prefeitura: www.itabira.mg.gov.br.
1 Comentário