FCCDA divulga edital com vagas para novos integrantes do grupo parafolclórico Tumbaitá

Foto: Divulgação

Para recrutar novos integrantes para o grupo parafolclórico Tumbaitá, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulga edital de convocação para o processo seletivo.

Jarbas Cardoso, fundador e primeiro coreógrafo do grupo parafolclórico Tumbaitá (Foto: Reprodulão/luiç.caixote/Facebook)

O Tumbaitá surgiu em Itabira, ainda no século passado, com o objetivo de resgatar danças folclóricas e o seu registro coreográfico, proporcionando aos seus integrantes e ao público essas representações por meio de uma linguagem própria, conforme definiu o seu primeiro coreógrafo Jarbas Cardoso.

É de sua autoria as primeiras coreografias. Jarbas teve duas passagens pelo Tumbaitá, a primeira com a sua fundação, em 1996 – e posteriormente, em 2006, quando foi novamente chamado para reerguer o grupo.

Segundo ele, grupos parafolclóricos, a exemplo do Tumbaitá,  no contexto das danças populares, são responsáveis por pesquisar, promover e vivenciar as mais diversas manifestações populares, por meio da linguagem própria da dança folclórica, resgatada na própria região e nacionalmente.

A participação no grupo Tumbaitá é espontânea e voluntária, sem remuneração e sem gerar vínculo empregatício com a FCCDA.

O objetivo é proporcionar aos integrantes a prática de estudos no desenvolvimento de coreografias para espetáculos representativos das danças e músicas tradicionais, especialmente de Itabira e região.

Interessados com idade a partir de 16 anos podem se inscrever gratuitamente no período de 06/04/2024 a 15/04/2024, por meio do site: https://fccda.com.br/novo/noticias/dital-de-convocacao-no-01-2024-processo-seletivo-para-admissao-novos-integrantes-para-tumbaita/

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *