FCCDA abre inscrições para projetos artísticos populares e tradicionais, com recursos da Política Nacional de Cultura Viva
Imagem: Reprodução/ Gov/BR
As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril e podem ser feitas pelo site http://www.fccda.com.br ou diretamente no Centro Cultural/FCCDA.
Desde terça-feira (1º), interessados já podem se inscrever no edital para a seleção de projetos que irão compor a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Itabira, uma iniciativa que integra a Política Nacional de Cultura Viva.
Os interessados podem inscrever projetos como shows, espetáculos, saraus, lançamentos de livros, documentários e filmes que promovam o acesso da população aos bens e serviços culturais em todo o município, o que inclui também os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema com os seus povoados.
A seleção é parte do programa de Política Nacional de Cultura Viva, do Ministério da Cultura, criado para valorizar a cultura de base comunitária, a articulação em rede e a gestão compartilhada, com base nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento da sociedade civil. O programa foi instituído em 2014 pela Lei nº 13.018, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Contempla iniciativas ligadas à economia solidária, produção cultural urbana e periférica, culturas digital e popular, às comunidades indígenas, quilombolas, de matriz africana, aos segmentos da infância e juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como artesanato, música, artes cênicas, artes visuais, cinema, circo, literatura.
Culturas populares e tradicionais
Pelo programa, o município de Itabira foi contemplado com R$ 270 mil, que se destinam a apoiar quatro projetos. Cada projeto selecionado recebe R$ 67,5 mil para execução da ação cultural
Podem participar da seleção os pontos de cultura certificados pelo Ministério da Cultura e Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que realizem atividades culturais nas comunidades e atendam aos requisitos do edital.
Os projetos devem incluir os planos de Trabalho, de Aplicação de Recursos, além de informações adicionais da entidade cultural. É exigido o cumprimento de pelo menos três metas padronizadas, conforme está descrito no edital.
O período de execução do projeto selecionado pode se estender por até 12 meses, prorrogáveis pelo mesmo prazo.
O edital contempla cotas para pessoas negras e projetos ligados às culturas populares e tradicionais, promovendo diversidade e inclusão.