Exposição precoce à poluição do ar afeta saúde pulmonar a longo prazo

Fotos: Acervo Vila de Utopia

Um novo estudo liderado pela Keck School of Medicine da USC mostra que a exposição à poluição do ar durante a infância está diretamente associada aos sintomas de bronquite em adultos

EcoDebate – O estudo, publicado no American Journal of Respiratory and Clinical Care Medicine, é um dos poucos a mostrar essa ligação, que não é totalmente explicada pelos impactos da poluição do ar na saúde pulmonar durante a infância. A equipe se baseou no Children’s Health Study da USC, um estudo em larga escala que acompanhou participantes desde a infância até a idade adulta.

As crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos da poluição do ar devido ao desenvolvimento de seus sistemas respiratório e imunológico. Mesmo com exposições abaixo dos padrões estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental, muitos participantes do estudo apresentaram sintomas de bronquite na vida adulta.

A exposição durante a juventude mostrou uma forte associação com sintomas de bronquite em adultos, mesmo após ajustes para sintomas de asma ou bronquite na infância.

Os pesquisadores analisaram a exposição a dois tipos de poluentes atmosféricos: material particulado e dióxido de nitrogênio. Ambos os poluentes estão ligados a várias fontes, como emissões veiculares e industriais.

No inverno, o itabirano sofre com o tempo seco da estiagem, com a poluição proveniente das queimadas e poeira carregada de partículas de minério de ferro e silica

A exposição média ao longo da infância foi calculada mês a mês com base nos endereços residenciais e nas medições de qualidade do ar locais. O estudo incluiu análises adicionais para controlar fatores como exposição pré-natal ao dióxido de nitrogênio e status socioeconômico.

Os resultados mostraram que a exposição ao dióxido de nitrogênio e material particulado (como é o caso da poeira carregada de minério de fero em Itabira, n.r) durante a infância teve um impacto mais forte nos sintomas de bronquite em adultos para aqueles que foram diagnosticados com asma na infância.

Reduzir a poluição do ar pode trazer benefícios não apenas para a asma infantil, mas também para a saúde respiratória ao longo da vida adulta.

Este estudo destaca a importância de abordar a exposição à poluição do ar desde a infância para prevenir problemas respiratórios na vida adulta.

Entretanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente os mecanismos por trás dessa ligação e desenvolver estratégias eficazes para proteger a saúde pulmonar das gerações futuras.

Referência:

Erika Garcia, Zoe H. Birnhak, Scott West, Steve Howland, Frederick Lurmann, Nathan R. Pavlovic, Rob McConnell, Shohreh F. Farzan, Theresa M Bastain, Rima Habre, Carrie V Breton. Childhood Air Pollution Exposure Associated with Self-Reported Bronchitic Symptoms in Adulthood. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, 2024; DOI: 10.1164/rccm.202308-1484OC

Nota da redação: sobre os impactos da poluição do ar na saúde recomendamos que leiam, também, as matérias neste link.

E mais também aqui:

Queimadas, desmatamento e poluição do ar afetam a saúde e o bem-estar da população

Poeira da Vale agrava doenças respiratórias e cardiovasculares em Itabira, causa mortes prematuras e onera o sistema de saúde, afirma pesquisadora da Unifei

Medidas para diminuir a poeira em Itabira são insuficientes para cumprir a norma municipal mais restritiva, admite a própria Vale

Se agosto é mês de desgosto, é muito mais com a poeira da Vale, que paga minério de Itabira com doenças respiratórias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Itabira tem queimadas e poeira de minério de ferro por toda a cidade

“Vale não tem controle da poeira de minério que polui Itabira e a sua licença ambiental está vencida;, diz Denes Lott

Poeira itabirana de todos os dias

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *