Estudar música na infância melhora desempenho acadêmico
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Pesquisa mostra que crianças que estudam música desenvolvem habilidades aprimoradas em raciocínio linguístico, memória a longo prazo e planejamento
Crianças que estudam música tendem a desenvolver habilidades cognitivas essenciais para o sucesso acadêmico, revela uma pesquisa da Universidade de Amsterdam, na Holanda, publicada no periódico “Frontiers in Neuroscience”.
Ainda de acordo com o estudo, as aulas de música melhoram significativamente o raciocínio linguístico, a memória a longo prazo, o planejamento e a capacidade de desinibição. Além disso, destaca que as aulas de artes visuais também são eficazes no aprimoramento da memória visual e espacial das crianças.
A música desempenha um papel fundamental na integração de crianças, especialmente no ambiente escolar. Ela facilita a comunicação, promove a cooperação e o trabalho em equipe e ensina o respeito pela diversidade.
Cristiano Meirelles, ator, músico e dançarino, além de professor de música na Escola Lourenço Castanho, destaca que, para se trabalhar música, especialmente no coletivo, a pessoa precisa estar aberta à colaboração, ao ouvir o outro. “A música exige muita escuta e nos leva a um espírito colaborativo. Sem ouvir os outros, não conseguimos compreender, inclusive, o que estamos fazendo”, comenta.
Ele também enfatiza que, no contexto educacional, a música tem grande importância na compreensão do tempo. “Através do ritmo musical, que é algo regular, os alunos aprendem a manter o tempo e a perceber variações, como o pulso, que difere por ser irregular,” explica.
Cristiano ressalta, ainda, que a música beneficia outras disciplinas, como História e Artes, pois reflete diferentes culturas e épocas. “Cada tradição cultural possui estruturas musicais únicas, desde a forma como a música é concebida até a nomenclatura e a organização das notas. Aprender música é, portanto, uma forma de conhecer diversas culturas,” acrescenta.
Visão crítica
Cristiano ressalta que, ao estudar música, os alunos desenvolvem um senso crítico mais aguçado. “Nas aulas, exploramos diversos universos musicais e referências que ampliam a visão do aluno, ajudando-o a prestar atenção em aspectos que ele talvez não notaria, e a aumentar sua percepção,” explica.
O aluno também se torna um facilitador de uma comunicação mais eficaz dentro da família, uma vez que a música melhora a compreensão entre pais e filhos, permitindo uma expressão mais acessível de emoções.
“Ao aprenderem uma pequena sequência ou ao tocarem um instrumento, os alunos levam essa experiência para casa. Eles cantam juntos no carro e até compartilham histórias. Um exemplo disso foi o projeto ‘Saltimbancos’ no terceiro ano do Ensino Fundamental 1, quando abordamos uma obra da época dos pais”, detalha.
Espaço voltado à Arte
O professor chama a atenção para a importância de espaços dedicados à Arte nas instituições de ensino, como a Galeria de Arte da Escola Lourenço Castanho, que recebe renomadas exposições.
A Escola Lourenço Castanho está localizada em São Paulo (SP). É uma instituição reconhecida por sua abordagem inovadora e humanista na educação, oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
“Ter uma galeria de arte na escola proporciona um ambiente que educa com grande consistência e profundidade, além da sala de aula. Sabemos que uma escola é um espaço de aprendizado em todos os aspectos, desde a fila do lanche, onde se aprende a conviver e se organizar. Uma galeria, nesse contexto, é um verdadeiro tesouro para a escola”, considera o professor.
Sobre Cristiano Meirelles
Cristiano Meirelles é ator, músico e dançarino com formação em Música pela Faculdade Cantareira, Artes Cênicas pelo Palácio das Artes, Acordeom Popular pela ULM-SP (atual Santa Marcelina) e Danças Brasileiras pelo Instituto Brincante. Na Escola Lourenço Castanho, é professor de música e coordenador da Festa Junina.