Estudantes da Eemza fazem visita monitorada à Câmara e conhecem o funcionamento do legislativo itabirano
Fotos: Ascom/CMI
Alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza) acompanharam a reunião ordinária de terça-feira (26) da Câmara Municipal de Itabira.
Os estudantes participaram do programa Visita Monitorada, promovido pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves de Carvalho (1919-2004).
A escola do legislativo itabirano homenageia o ex-professor de Direito Administrativo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Paulo Neves foi assessor jurídico da Câmara e da Prefeitura de Itabira na administração de José Maurício Silva (1983-88), tendo sido responsável pela reforma que resultou na atual estrutura da administração municipal, além de ter sido o idealizador da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Itabira (Itaurb).
A turma da Eemza foi a primeira participar do programa neste ano. Instituído em 2014, o programa foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. Mais dez escolas devem visitar a Câmara até 28 de junho.
Diálogo
Na Câmara, antes do início da reunião ordinária, os estudantes da Eemza participaram de um bate-papo com os vereadores para entenderem o funcionamento da Casa Legislativa itabirana. Fizeram perguntas aos parlamentares, visitaram os gabinetes e o setor administrativo da Câmara Municipal.
Eles foram recebidos pelo presidente do legislativo itabirano, vereador Weverton “Vetão” Leandro Santos Andrade, que ressaltou a importância da participação dos jovens na política, citando o seu próprio exemplo.
“Ingressei (na vida pública) aos 18 anos como presidente da associação do meu bairro e fiquei por dois mandatos. Também presidi o diretório acadêmico da Fachi/Funcesi, representando todos os alunos do curso de Direito da instituição”, revelou o parlamentar aos estudantes.
Vetão foi eleito vereador em 2016, depois de ter sido, por duas vezes, conselheiro tutelar. Na eleição de 2020 foi reeleito e assumiu a presidência da Câmara Municipal de Itabira, cargo que ocupa até 31 de dezembro deste ano.
O objetivo da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves de Carvalho é contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes.
“Além disso, visa oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer o parlamento itabirano”, ressalta a diretora da escola, Marcela Cristina Lopes da Silva, que coordena as visitas monitoradas de estudantes na Câmara Municipal de Itabira.