Esporte, turismo, cultura, natureza. Vem aí mais uma edição do Trans Espinhaço, uma aventura de mountain bike na região da Serra dos Alves

Fotos: Divulgação

Com o propósito de divulgar e desenvolver o turismo de mountain bike por regiões já conhecidas, como a  bucólica Serra dos Alves e outras menos conhecidas, como Bom Jardim e Conquista, no município de Itabira, um grupo de adeptos dessa prática esportiva e ecológica participa de mais um evento Trans Espinhaço, nos dias 16 e 17 de agosto.

O Trans Espinhaço 2024 tem início na sexta-feira (16), a partir das 14h, quando os participantes chegam à vila Serra dos Alves, recebidos e acomodados em quartos de uma pousada, com direito a uma rodada de pizza à noite, quando haverá um “briefing” explicando como será a jornada nas trilhas mato adentro.

Receptivo, o povoado Serra dos Alves tem tradição de bem receber os visitantes, ponto de partida e de chegada do Trans Espinhaço 2024

Além de terem nomes sugestivos, essa região é perfeita para ser explorada de bicicleta. Contém ingredientes importantes para a prática esportiva como belas trilhas, visual de montanha, cachoeiras.

E é também uma possibilidade de convivência em casas de nativos para um cafezinho com rosquinha, biscoitos, queijos frescos e uma boa prosa bem mineirinha.

No trajeto, paisagens deslubrantes desse “mar de Minas”

No sábado, após o café da manhã, tem início o percurso de 45,8 quilômetros, com 1.921 metros de ganho de elevação positivo.

O circuito inicia na Serra dos Alves, passa por Gironde, Serra dos Linhares, Mata Grande, Bom jardim, Conquista, Senhora do Carmo, Sofocó e retorno à Serra dos Alves, onde tudo começa e termina com toda infraestrutrura já preparada para bem recepcionar os participantes.

Em vários pontos das trilhas, os partidipantes contam com infraestrura da Estação Bike: parada para descanso e contemplação

Para garantir uma boa performance, os participantes recebem um “kit trilha” contendo isotônicos, mariolas (bananinhas), barra de cereal e outros produtos para dar energia e disposição para seguir pedalando.

A organização ainda prevê uma parada estratégica em casa de nativos para degustação de produtos locais, além de no restaurante da Efigeninha, no distrito de Senhora do Carmo. “Tudo isso já previamente agendado e alinhado com um valor significativo referente ao serviço”, assegura Antônio “Ticorico” Gonçalves, da Pedal Verde, organizadora do evento.

No trajeto das trilhas, belas cachoeiras, convite para um mergulho: crioterapia relaxante

No retorno dessa jornada de sábado, o jantar será servido às 19h na Pousada Portal da  Serra, de volta à Serra dos Alves, com direito a uma rodada de cerveja, trocas de experiências com aquela resenha animada pós pedal para recordar e realçar a aventura por essa bucólica região matodentrense.

Domingo é dia de outro giro para se chegar à imponente cachoeira do Bongue, no mesmo subdistrito da Serra dos Alves, um convite para uma crioterapia relaxante e revigorante.

Convivência com os moradores da região é um atrativo à parte: prosa boa, bem mineirinha

A jornada desse último dia é menor. O grupo pedala mais 11,8 quilômetros com 613 metros de ganho de elevação.

Será quando os participantes poderão desfrutar de um banho de cachoeira, dar um mergulho relaxante na água ainda fria neste inverno com sol ainda ameno e convidativo.

Parada para almoço bem mineiro no restaurante da Efigeninha, em Senhora do Carmo

Após essa última trilha, a programação reserva mais uma roda de conversa acerca da aventura já de vota à vila, no Bar Com Vento, anexo à Pousada Vila Rosa.

Fica no famoso retângulo do povoado Serra dos Alves, onde está a histórica capela de São José, que a todos protegerá nessa aventura esportiva, bucólica e ecológica pedalando a “magrela” por esse sertão mineiro.

Produto da região, queijo fresco vai bem com doce de leite e goiabada ou para acompanhar o café

A proposta é perfeita e tende a atrair mais e mais adeptos, levando em consideração que o acesso é bom, próximo da capital e a vila conta com boas opções de serviços e hospedagens.

Serviço

Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail antonioticorico@gmail.com ou pelo celular/whatsapp 31 99506-8265

Valor: R$ 900,00 à vista ou duas vezes de R$ 500,00

Incluído: receptivo com pizza, pernoites em pousada, kit trilha, hidratação, jantar e almoço

Suporte mecânico da loja Bike e Cia de Itabira

Peças de reposição pagas à parte

Sorteio de brindes

Organização: Pedal Verde

Apoio: Bike e Cia, Liqui Moly, Projeto Bikestation, Doces Serra Viva e Faduni

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *