Esclarecimento sobre plano de fechamento de mina em Itabira

Em destaque, Ilustração constante do PRFIMI, elaborado em 2013 pela consultoria Tüv Süd Bureau, contratada pela Vale, com proposta de parque industrial ecológico na cava Cauê após a sua reabilitação

Imagem: Reprodução

A assessoria de imprensa da mineradora Vale enviou, nesta data, a seguinte nota de esclarecimento, que publicamos na íntegra:

“Gostaríamos de esclarecer que não procede a informação divulgada nas postagens Vale apresenta ao Codema plano de fechamento das minas de Itabira sem alternativas econômicas para o pós-mineração – Vila de Utopia e  Plano de Fechamento de Mina de Itabira: O que a Vale pretende? – Vila de Utopia , de que o documento mencionado como PRFIMI (Microsoft Word – OS_16_RC-SP-046-13_Vol. I – II – MADRUGADA) foi protocolado pela empresa na ANM em 2013.”

“O Plano de Fechamento de Mina referente ao Complexo Itabira foi protocolado pela Vale na ANM em 2022, conforme previsto na legislação vigente. Este documento foi desenvolvido com base em estudos técnicos atualizados e contempla diretrizes alinhadas às melhores práticas de fechamento de mina, incluindo aspectos ambientais, sociais e de uso futuro da área. Dessa forma, solicitamos a correção da informação no site.” 

Nota da Redação

O Plano Regional de Fechamento Integrado das Minas de Itabira (PRFIMI) data de 2013, período anterior à criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), elaborado.  Dessa forma, de fato não procede a informação de que teria sido publicado por essa agência reguladora da mineração.

A informação disponível nesse site, compartilhado por este site primeiramente em 19 de janeiro de 2022, indica que o plano teria sido publicado no antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão antecessor da ANM.

Se não ocorreu, cabe à empresa esclarecer a natureza desse documento, elaborado pela consultoria Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria, contratada pela mineradora Vale, com propostas para o uso futuro de áreas mineradas exauridas no complexo de Itabira.

Este site permanece aberto para todo e qualquer esclarecimento e informações que a mineradora queira fornecer à cidade como parte de sua política de comunicação, transparência e relacionamento com as comunidades. Essa, aliás, é uma cobrança que temos reforçado reiteradamente.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *