Emissão de carteira de identidade no posto da Câmara Municipal de Itabira é prejudicada pela ineficácia do governo de Minas, diz Vetão

A promessa de emitir 1 mil carteiras de identidade por meio de mutirão, parceria entre a Câmara Municipal de Itabira e o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, pode não se realizar por dificuldades de o cidadão agendar o atendimento.

Segundo o presidente do legislativo itabirano, vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB), o sistema adotado pelo governo do Estado é ineficaz, o que tem impedido que se faça o agendamento.

Vetão diz que o Estado não cumpre a sua parte na parceria que fez com a Câmara para emissão de carteira de identidade (Fotos: Divulgação/CMI e Rafaela Frutuoso)

“A Câmara fez a sua parte, mas o governo não tem sido eficaz para atender à população e fazer o agendamento”, criticou na reunião da Câmara dessa terça-feira (10).

Com isso, a reclamação das pessoas que tentam acessar o site do governo tem sido constante. “Quando o site não está fora do ar, a pessoa não consegue fazer o cadastro”, emendou o vereador.

Para participar do mutirão, o cidadão interessado na emissão ou renovação da carteira de identidade, antes de se dirigir à Câmara ou à Delegacia de Polícia, precisa fazer o agendamento on line, o que é feito exclusivamente no sistema do governo estadual, devendo acessar o site https://cidadao.mg.gov.br ou o aplicativo MGapp Cidadão.

Só que o site e o aplicativo do governo não tem dado as respostas que o cidadão espera e é merecedor. “A Câmara não tem como interferir no sistema, o que é de responsabilidade exclusiva do governo”, disse Vetão.

“Pedimos a compreensão da população”, afirmou o vereador, que estuda formas de melhorar o atendimento para quem necessita do documento de identidade.

Saiba mais

O Posto de Identificação instalado na Câmara de Itabira foi inaugurado em março do ano passado com o objetivo de ampliar a oferta do serviço. A expectativa, ainda não realizada, era de acabar com as longas filas que se formavam pela madrugada em frente à sede da Polícia Civil que, na ocasião, ainda funcionava na avenida Carlos Drummond de Andrade.

Segundo informa a assessoria de imprensa do legislativo itabirano, de janeiro a 1º de agosto deste ano, 384 identidades foram emitidas pelo Posto de Identificação instalado na Câmara de Itabira.

“Antes da pandemia, o setor fazia o agendamento de 160 vagas semanais, sendo metade para a Delegacia e a outra metade para o Posto de Identificação da Câmara. Posteriormente, caiu pela metade a quantidade de cédulas enviadas pelo Governo do Estado – o que prejudicou o serviço.”

A situação foi agravada ainda mais com a pandemia. Isso porque muitas pessoas precisam do documento para obter o direito a benefícios sociais, entre outras demandas que exigem a apresentação do documento de identidade.

Além disso, o Posto de Identificação da Câmara conta apenas com dois servidores efetivos credenciados e autorizados pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais para a execução do serviço de identidade, situação análoga ao que ocorre na Delegacia de Polícia local. Em decorrência, o agendamento é também por essa razão prejudicado diante da crescente demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *