Em caso de violência sexual ou doméstica, chame a Frida. E busque apoio na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Itabira
Foto: Divulgação
A DEAM funciona na sede da Delegacia de Polícia Civil, na avenida Prefeito Li Guerra, 1751, bairro Praia
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Itabira promove atendimento ao público de segunda à sexta-feira, de 07:00 às 18:00. Mas antes mesmo de procurar atendimento, no caso de a mulher precisar tirar dúvidas e obter informações sobre os seus direitos, já se encontra em funcionamento o aplicativo Chame Frida.
O nome do aplicativo é uma homenagem à artista plástica mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (1907-1954), mais conhecida como Frida Kahlo, uma mulher revolucionária que nunca se curvou diante da violência masculina, lutando pelos direitos femininos em diferentes instâncias.
Tornou-se um símbolo feminista não só pelas suas pinturas, mas também pelo seu engajamento e empoderamento social frente a um cenário conservador em que viveu. As suas obras retratam o universo feminino, as suas dores e a luta política pela superação das desigualdades de gênero.
Pelo aplicativo que leva o seu nome, é possível obter esclarecimentos de como agir diante de um caso de violência sexual, doméstica e ou familiar. É possível também agendar dia e horário para atendimento presencial na DEAM, sem ter de aguardar em fila de espera.
O número da Frida é (31)99398-6100, e o contato é feito via ‘Whatsapp’.
Além disso, a Polícia Civil de Itabira esclarece que durante o expediente, o atendimento à mulher é feito visando evitar a recorrência de toda forma de violência. Daí que todos os atos relativos ao atendimento são realizados em um único momento.
Com isso, assim que a mulher é acolhida, imediatamente é lavrado o boletim de ocorrência. Nesse mesmo atendimento, a vítima presta depoimento e requer as medidas protetivas de urgência, se for o caso.
Atendimento especializado
Saliente-se que no período de 12h30 às 18h, o atendimento à mulher ocorre em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM). Nesse atendimento, a mulher vítima de violência é acompanhada por psicólogas ou assistentes sociais.
E havendo interesse da vítima, o seu caso é imediatamente encaminhado para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher do município de Itabira, incluindo a rede pública de saúde.
“Trabalhamos sempre para promover direitos fundamentais e oferecer o melhor suporte possível aos cidadãos de Itabira. Os horários da DEAM são estendidos justamente para facilitar e dar mais agilidade nesse atendimento”, assegura o delegado João Martins Teixeira, para quem a Polícia Civil é uma parceira que mulher ofendida/agredida pode sempre contar em caso de necessidade.
Prisão preventiva
Foi o que aconteceu na tarde dessa terça-feira (13), quando foi realizada a prisão preventiva de um homem de 42 anos, morador do Bairro João XXIII.
A investigação policial teve início após a vítima relatar que, após o término do relacionamento com o investigado, teve a sua casa invadida, além de ser ameaçada.
Visando resguardar a segurança da vítima, o Poder Judiciário deferiu algumas medidas protetivas, a exemplo da proibição de o invstigado não se aproximar da ex-companheira ou manter contato com ela.
Entretanto, o suspeito não respeitou as medidas preventivas e protetivas, mantendo-se a sua conduta agressiva. Mesmo com as medidas restritivas, afrontou a decisão judicial, invadiu novamente a casa da vítima, agredindo-a mais uma vez.
Para resguardar os direitos da vítima, o delegado de polícia apresentou à justiça pedido de prisão preventiva do investigado, o que foi deferido pelo juízo da Comarca de Itabira.
Preso preventivamente, o investigado foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição do Poder Judiciário.
Serviço
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)
Endereço: Avenida Prefeito Li Guerra, 1751 – Praia, Itabira – MG
Horário de atendimento: 7h às 18h
Contato da Frida: (31)99398-6100