É FAKE: fevereiro não será o mais quente da história

Imagem: Stock

É fake!

A falsa notícia dá os créditos ao Instituto Nacional de Meteorologia, que é um órgão sério e que não publicou nenhuma nota técnica sobre a previsão de calor excepcional em fevereiro de 2022.

Como previsto pela Climatempo, neste mês de janeiro uma forte onda de calor fez as temperaturas alcançarem valores bastante elevados no centro-sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, muitas cidades passaram dos 40°C nos últimos 10 dias.

No entanto, o destaque para os próximos dias é justamente o inverso: a virada de janeiro para fevereiro será com aumento da chuva em muitas áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e com diminuição das temperaturas. De uma forma geral, continua quente, mas algumas áreas até vão sentir um pouco de frio.

Virada de mês será com muita chuva e queda de temperatura no BR

A matéria alerta que o mês de fevereiro deve ser o mais quente da história de medições e isso é FAKE.  Justamente pela virada no tempo, a expectativa é que a primeira quinzena do mês seja marcada por chuva mais persistente em muitas áreas do centro-sul do Brasil.

Com isso, as temperaturas não vão atingir marcas muito elevadas neste período. Apenas para a segunda quinzena do mês que a chuva diminui e as temperaturas voltam a subir com mais facilidade.

O que é equinócio?

A notícia cita que o que causará essa intensa onda de calor é o fenômeno do equinócio. Você sabe o que é isso? O que a palavra significa?

O equinócio é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e do outono. Esse evento ocorre duas vezes por ano, na primavera e outono. Muitas pessoas pensam que o equinócio é um período, mas não é. O fenômeno é um momento específico, com dia, mês, hora e segundo exatos.

A palavra “equinócio” (aequinoctium) vem do latim aequus (igual) e nox (noite): noites iguais. O dia do equinócio é o dia do ano em que o número de horas com sol é igual ao número de horas sem sol, ou noite. O dia e a noite têm o mesmo número de horas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *