Derrubada de vetos às emendas que impedem a criação de Secretarias de Cultura e Segurança Pública em Itabira repercute nacionalmente
Fernando Frazão/ Agência Brasil
Deu no Metrópoles
Câmara de cidade de Drummond veta criar Secretaria de Cultura
Câmara Municipal de Itabira (MG) impede Prefeitura de criar Secretaria de Cultura ao derrubar vetos do prefeito; Drummond nasceu na cidade
Guilherme Amado, Eduardo Barretto
A Câmara Municipal de Itabira (MG), cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, impediu nesta terça-feira (6/3) a Prefeitura de criar uma Secretaria de Cultura. Os vereadores derrubaram vetos do prefeito ao Plano de Cargos da cidade.
Com a decisão do plenário, que tem 17 vereadores, a Prefeitura de Itabira não poderá criar secretarias de Cultura e Turismo, Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, e Comunicação Social. A Prefeitura terá de recorrer à Justiça para reverter a medida.
Além da forte atividade mineradora, a cidade de 120 mil habitantes é conhecida por ser a cidade do principal poeta brasileiro. Nas últimas linhas do poema “Confidência do Itabirano”, Drummond escreveu: “Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!”.
Ano eleitoral..tudo pode acontecer.
Na realidade, Itabira possui uma Fundação Cultural, com o nome de Carlos Drummond de Andrade. E como fundação tem muito mais autonomia de gestão e orçamentária.
Será que a criação da uma Secretaria não iria engessar a cultura???
Depende. Se tem bons servidores e serviços de qualidade, a Secretaria de Cultura tende a ser um grande avanço, incorporada às demais políticas públicas. Engessar ou não, depende de quem está à frente e no processo.
O grande retrocesso dos vereadores é agir como se não soubessem que a cultura é uma garantia constitucional. Um direito dos cidadãos. Não venhamos com balelas.