Deputada Célia Xakriabá e assessoras foram vítimas de racismo por parte de turistas em restaurante de Ouro Preto
Imagem: Reprodução/ Decolonial
A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) e as assessoras Ingrid Sateré Mawé e Werymehe Pataxó foram vítimas de racismo na cidade de Ouro Preto, na noite de sábado (4), por parte de clientes que estavam sentados ao lado de onde estava a comitiva da parlamentar, no restaurante Sebastião, no centro histórico da antiga capital mineira.
Em postagem pela rede social, e no boletim de ocorrência, a parlamentar contou que as ofensas partiram de seis turistas, que fizeram deboches acintosos e desrespeitosos às indumentárias da deputada e de suas duas assessoras indígenas, com ofensas raciais.
“Olha como as índias estão agora”, disseram, em tom pejorativo, segundo a deputada. “Me levantei da mesa e disse que os índios de hoje são deputados também. A pessoa, assustada, porque não sabia, falou parabéns”, relatou a parlamentar.
Mas antes, de forma irônica, os turistas se referiram em tom de deboche às roupas e adereços, característicos da etnia xakriabá, a qual pertencem a parlamentar e as assessoras indígenas.
Em depoimento à PM, os turistas negaram as ofensas, que tiveram várias testemunhas. Alegaram que estavam elogiando as indumentárias da parlamentar e das assessoras.
Respeito e distinção
A proprietária do restaurante, Mislane Teresinha de Paula, lamentou o ocorrido. Disse ter se preparado com muito carinho para receber a deputada e comitiva, reservando mesa para que pudessem se acomodar em seu estabelecimento.
Mislane de Paula, que não presenciou as agressões, contou à PM ter percebido o estado emocional das indígenas após a lamentável e criminosa ocorrência.
Ela condenou toda forma de discriminação, ofensa e injúria em seu estabelecimento, onde todos devem ser tratados com respeito e distinção que merecem.
Altivez
“Nós vestimos com as nossas melhores roupas, nossas melhores joias, nossas melhores pinturas para vir à cidade de Ouro Preto. E na primeira vez que venho a esta cidade, sofremos discriminações não do povo de Ouro Preto, mas de pessoas racistas que estão passando por aqui”, lamentou a parlamentar em vídeo gravado pelo jornal Decolonial, que cobriu o triste episódio.
“Espero que esse caso não fique impune, e que essas pessoas sejam condenadas pelo crime de racismo.”
Palestra
A deputada Célia Xacriabá esteve em Ouro Preto para participar da programação do projeto Noites das Ideias, evento francês realizado pela primeira vez no Brasil, juntamente com o martinicano Malcom Ferdinand, autor do livro Uma Ecologia Decolonial.
Juntamente com o escritor, a parlamentar debateu a integração entre o colonialismo, que ainda persiste em vários países sob diferentes formas de dominação, e as problemáticas ambientais a partir das situações do Caribe e do Brasil, das quais os indígenas brasileiros foram e ainda são as principais vítimas.
O debate foi organizado pela Aliança Francesa de Ouro Preto com apoio do Instituto Francês e da Embaixada da França no Brasil, por meio do Bureau du Livre.
*Com informações do Congresso Em Foco e do jornal Decolonial.