De MPB à música gospel e pagode, o 48º Festival de Inverno de Itabira promete agradar “gregos e troianos”
Fotos: Divulgação
Com programação descentralizada, o 48º Festival de Inverno de Itabira, o primeiro presencial após dois anos de interrupção neste formato devido à pandemia, pretende chegar aonde o povo está, conforme promete a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Será realizado na região central, como também nos bairros Campestre, Pedreira do Instituto, Santa Tereza, Gabiroba, no povoado de Candidópolis e nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, além de eventos em escolas do município.
A programação consta de 22 shows, com início em 25 de junho (antes era sempre em julho), estendendo-se até 17 do mês seguinte. Tem como tema “A rua e as suas cores”.
Contará com participação de artistas itabiranos e de grandes nomes da música brasileira. E homenageará o artista plástico Márcio Sampaio, ex-superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (1993/96), que terá exposição com parte de sua obra aberta no dia 7 de julho, às 19h, na galeria da FCCDA.
Haverá ainda 10 oficinas, seis peças teatrais, oito intervenções urbanas e três exposições. Segundo os organizadores, as atrações foram divididas nos palcos “Mundo das Cores”, na Praça do Areão, além das estruturas “Meu tempo no presente”, localizada no Paredão da rua Tiradentes.
Realizado pela Prefeitura de Itabira e FCCDA, o festival conta com patrocínio da mineradora Vale, por meio do Instituto Cultural Vale.
Programação
A abertura do festival será no dia 25 de junho, às 19h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade, com a exposição Vida e Obra de Drummond, que tem curadoria do neto Pedro Graña Drummond e do artista Agnaldo Pinho.
Para o público infantil, o festival traz as peças de teatro (Peter Pan, A Bela e a Fera e Aladim), além da animação de um carnaval temporão, com os blocos Orquestra Atípica, Seu vizinho e Pisa no Fulô.
No dia 26, às 20h, o espetáculo será animado com o pagode do grupo Fundo de Quintal, na praça do Areão.
Na quinta-feira (30) haverá atração gospel, pela primeira vez no festival, com a banda pop-rapp Ao Cubo, grande atração nas Marchas para Jesus, tradicional evento evangélico realizado em São Paulo. Na apresentação em Itabira, na praça do Areão, o grupo promete mesclar antigos sucessos com canções inéditas.
No dia 3 (domingo), também na praça do Areão, a banda Lagum fará a sua apresentação, às 20h. E no sábado (9), o festival apresenta o show de Johnny Hooker, às 22h, na mesma praça.
Do Recife virá a Academia da Berlinda, que se apresenta no dia 10, às 19h, também na Praça do Areão.
No dia 14, na Galeria da FCCDA, a artista plástica Yara Tupinambá abre a sua exposição às 19h com obras restauradas pela Fundação Cultural.
Já no dia 15 (sexta-feira), Vanessa da Mata e a Orquestra Opus se apresentam no palco do Areão às 20h. E Maria Gadú encerra o festival, no domingo (17), às 20h, com um bis da Orquestra Opus.
Confira, em breve, a programação completa do festival no site da FCCDA (http://www.fccda.com.br) e da Prefeitura de Itabira (http://www.itabira.mg.gov.br).
Mas que salada…