Danilo Alvarenga, advogado e ex-preposto da Ápice Engenharia, é o novo secretário de Obras de Itabira

Fotos: Ascom/PMI

Sem surpresa, uma vez que o seu nome já era comentado como possível novo ocupante do cargo, o advogado Danilo Alvarenga Freitas é o novo secretário municipal de Obras de Itabira. Ele assume a pasta, considerada crucial para a boa administração municipal, no lugar do engenheiro José Maciel Duarte Paiva.

Como foi antecipado por este site, Maciel Paiva assume a função estratégica de assessor de Projetos e Captação de Recursos, encarregado de coordenar as negociações pela Prefeitura do pacote de obras estruturantes com a mineradora Vale.

Com o pacote, que deve ser divulgado em junho, no aniversário de 80 anos de criação da mineradora, a expectativa é começar a fazer de Itabira um “case” de sucesso para o mundo de desenvolvimento sustentável, que é para a Vale ficar bem no ESG (Environmental, Social and Governance), com indicadores que são referências para os investidores internacionais.

Leia mais aqui:

“Maciel vai deixar a secretaria de Obras para coordenar projetos estratégicos para o desenvolvimento de Itabira”, diz o prefeito

Serviços

O advogado Danilo Alvarenga tem experiência e é especialista em administração pública. Foi secretário de Governo na administração de Santa Maria de Itabira, na gestão do ex-prefeito Geraldo “Noé” Nascimento.

Na campanha de Marco Antônio Lage teve papel de destaque. Eles se conheceram anos antes, nos trâmites que culminaram com a instalação em Itabira da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), entidade dedicada à recuperação e reintegração social do preso condenado por pequeno delito.

Ao se eleger, Marco Antônio o incumbiu de dar início à reestruturação da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Itabira (Itaurb).

No inicío do ano passado, com a maioria de seus serviços terceirizados, a empresa municipal se encontrava inoperante – e à beira da insolvência, prestes a encerrar as atividades, o que abriria caminho para a terceirização dos serviços de limpeza, varrição, capina, vigilância, coleta e gestão dos resíduos urbanos no município, incluindo o aterro sanitário.

Na Itaurb, logo no início de sua gestão Danilo Alvarenga teve firme atuação no cancelamento de uma licitação de auditoria nas contas da empresa municipal. Foi quando constatou que a concorrente vencedora, a Celta Contabilidade, do ex-vereador Cácio Guerra, tem como sócia a sua filha Patrícia Alves Guerra, que ocupa o cargo de secretária municipal de Planejamento e Gestão na Prefeitura – o que é proibido por lei.

Mas não foi por isso que o advogado deixou a presidência da Itaurb pouco tempo depois. Como um “coringa”, ele foi chamado pelo prefeito para trabalhar ao seu lado, no terceiro andar do paço municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Foi assim que no início de setembro ele assume a chefia de Gabinete no lugar de Alfredo Lage, sobrinho do prefeito, que por sua vez foi nomeado para a Secretaria Municipal de Administração.

Celeridade

Com Danilo Alvarenga à frente da secretaria de Obras a expectativa é dar celeridade aos projetos e licitações de obras emergenciais, principalmente depois das chuvas, mas começando desde já. Isso enquanto os projetos maiores, chamados de estruturantes, continuam com Maciel Paiva.

Expertise para isso não lhe falta. Danilo Alvarenga é especialista em gestão pública e em direito empresarial, tendo sido, até recentemente antes de assumir cargos na administração municipal, advogado e preposto da construtora Ápice Engenharia.

Dança das cadeiras

Nadia Sales, Laura Souza e Carlos Dutra: novos secretários municipais

A Secretaria Municipal de Educação também tem nova titular. A professora da rede municipal Laura Souza assume a pasta no lugar de Luziene Lage, que deixa o cargo, a pedido.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo assume o engenheiro mecânico Carlos Eugênio Fonseca Dutra, ex-diretor de Planejamento e Estratégia de Produtos na empresa Fiat e na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para América Latina, com vasto currículo na área empresarial.

O ex-secretário Breno Pires assume a assessoria de Gestão Programas e Metas. Já Gabriel Quintão, que ocupava o cargo, passa a responder pela Coordenadoria de Gabinete da Prefeitura de Itabira, ocupada anteriormente pela empresária Nádia Sales, que é a nova responsável pela Secretaria de Auditoria Interna e Controladoria.

Essa pasta era ocupada anteriormente por Maurício Mendes, que vai se dedicar integralmente à presidência do Conselho Curador do Centro Universitário da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (UniFuncesi).

Já a chefia de Gabinete passa a ser exercida por Alisson Diego, sobre quem não se tem mais informações, mas que, com certeza, é de inteira confiança do prefeito Marco Antônio Lage.

De acordo com o chefe do executivo itabirano, a avaliação do secretariado é contínua e permanente. E sempre que necessário ele diz que fará novas avaliações do desempenho de cada pasta. Ou seja, novos remanejamentos – e mesmo dispensas – podem ocorrer a qualquer momento.

“Não distribuímos secretarias e cargos para partidos políticos. Podemos mudar à vontade para a máquina (administrativa) prestar serviços com eficiência ao cidadão”, disse Marco Antônio Lage em recente entrevista, prometendo para breve uma ampla reforma administrativa na Prefeitura de Itabira.

 

 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *