Daniel Cruz, advogado, poeta e cronista, estreia na Vila de Utopia
Foto: Reprodução
Daniel Cruz*
Olá! Eu sou o Daniel Cruz Fonseca, e fui convidado para escrever neste site Vila de Utopia qualquer bobagem, sobre o assunto que eu quiser.
Bom, primeiro vou me apresentar. Sou advogado, mestre em direito e autor de livros de poesia. Acho que tudo se discute e se debate: amo artes, tecnologias e esportes.
Então, escreverei aqui sobre esses temas que me interessam. E acredito que o leitor também vai se interessar.
Por exemplo, saiu a lista com os filmes indicados para o Oscar. O Oscar nem é a premiação mais justa, vide Green book, mas é a mais glamourosa e pop.
Vou me limitar a escrever dos indicados a melhor filme no Oscar: Belfast, Não olhe pra cima, Duna, Licorice Pizza, Ataque dos cães, No Ritmo do Coração, Drive my car, King Richard, O beco do pesadelo, Amor, sublime amor.
Como eu já assisti a maioria desses filmes, decidi usar essa coluna para escrever sobre cada um deles até a data do Oscar.
Serão resenhas bem detalhadas com minha visão dos filmes. Se tiver outro assunto que surja de interesse, também escreverei já que o editor deste site me convidou para escrever sobre qualquer tema.
Espero que goste e compartilhe. Fique ligado.
Monark anda falando besteiras colossais
Aproveitando o ensejo de minha estreia, não é que surgiu um tema mais polêmico?
Não, não escreverei de mamilos. O apresentador e influencer, responsável pelo Flow Podcast, conhecido como MONARK andou falando uma besteira colossal.
Em vídeo, ele defendeu o indefensável, a existência de um partido nazista no Brasil.
Notoriamente conhecido por defender a mínima regulação do Estado, ele disse em outras palavras que o nazista é minoria e é censurado pelo Estado.
Será por que, né? Acho que alguém faltou em aulas de história, ou no mínimo, nunca ouviu falar sobre o holocausto.
Bom, tentando entender o incompreensível. Há um debate sobre censurar discursos de ódio.
Nesse caso, alguns judeus dizem que se o nazista não puder se expressar publicamente como nazista, eles o farão em guetos e os judeus não terão como se afastar ou tomar medidas protetivas contra quem os odeia.
O mesmo também se repete em questões de racismo e Klu Klux Klan.
A questão é que o Brasil permite que se use símbolos nazistas, ou fale essas coisas horríveis. Porém, você será PENALIZADO por isso. Não há uma mordaça impedindo de falar, há uma sanção para quem falou.
Nesse, sentido o Monark deve ser julgado pela sua opinião e talvez até penalizado.
*Daniel Cruz Fonseca é advogado, mestre em Direito nas relações econômicas e sociais, e poeta, autor dos livros “Nuvens Reais” e “Alma Riscada”.