Com adesão ao Minas Consciente, Itabira já pode reabrir bares, restaurantes e lanchonetes a partir de segunda-feira
Após aderir ao programa Minas Consciente, do governo do Estado com critérios para a saída planejada da quarentena, Itabira já pode flexibilizar boa parte das medidas restritivas, como a abertura controlada de bares, restaurantes e lanchonetes, a partir de segunda-feira (10).
Para isso, o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) assinou decreto-municipal nesta sexta-feira (7), com as medidas necessárias de acordo com a onda Amarela, na qual o município passa a se enquadrar pelo novo plano de flexibilização.
Trata-se de uma etapa intermediária entre as ondas Vermelha (só atividades essenciais) e Verde (um quase liberou geral, mas dentro do “novo normal”. Academias e clubes, por exemplo, só podem voltar a funcionar quando o município ingressar na onda Verde.
A mudança, que dá mais autonomia ao município, ocorre com o abandono de Itabira à deliberação estadual nº 17, que é mais restritiva para preservar vidas e evitar a contaminação de rebanho. Isso enquanto o Minas Consciente tem, também, a preocupação de “salvar a economia”, após mais de quatro meses de quarentena bem flexível em todo o estado.
A distensão com o programa Minas Consciente ocorre quando o estado figura como o segundo com mais mortes diárias no país
Ondas sinalizadoras
Itabira vive desde a primeira flexibilização municipal um misto de ondas Vermelha e Amarela, de acordo com a classificação da nova edição do Minas Consciente, mas até aqui seguiu preceitos da deliberação 17.
A partir de segunda-feira, por decreto municipal, o município passa a seguir os ditames do novo programa de flexibilização, com as três ondas que devem ser observadas de acordo com critérios técnicos já definidos.
“A partir de segunda-feira passamos para a onda amarela”, anunciou o prefeito na manhã desta sexta-feira (7), mesmo com a pandemia no município e na região se estabilizando, há vários dias, em platô elevado de contaminações. O anúncio reuniu 42 pessoas, número acima, portanto, dos 30 permitidos de aglomeração, entre secretários, assessores e jornalistas.
Para o município passar para onda Verde será preciso transcorrer pelo menos mais 28 dias, contados a partir de segunda-feira, quando passa valer o que estabelece o novo decreto municipal, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Minas Consciente.
Nessa nova fase de distensão, além de bares, restaurantes e lanchonetes, podem voltar a funcionar também as livrarias, lojas de discos e revistas, enfim, todas as demais atividades não essências, fora as academias e clubes, que só serão reabertas quando o município atingir a onda Verde.
Será também só com essa onda mais liberalizante que os cinéfilos itabiranos podem, enfim, retornar às salas de cinema, frequentar o clube, as bibliotecas, ir ao museu e ao Memorial Drummond.
Na onda Verde será um quase “liberou geral”, mas desde que observados os novos protocolos e etiquetas dentro do “novo normal”, ainda em tempos de pandemia.
Parques de diversão também só podem voltar a funcionar a partir da onda verde. Nessa onda, as boates itabiranas podem abrir para shows, assim como os músicos voltam a se apresentar ao vivo nos barzinhos.
Saltos
O salto de uma onda para outra irá ocorrer por critérios técnicos, que serão avaliados semanalmente, de acordo com os indicadores epidemiológicos.
“A mudança para a onda Verde vai depender muito da participação da população, ficando em casa e tomando todos os cuidados necessários. Se não houver essa participação e colaboração, corremos o risco de haver um retrocesso para a onda Vermelha”, adverte a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares.
“Esperamos não ter de voltar para a faixa Vermelha, mas evoluir para a Verde. Para isso precisamos contar com o apoio dos moradores, dos comerciantes, inclusive dos municípios vizinhos que integram a nossa microrregional de Saúde”, enfatiza o prefeito Ronaldo Magalhães
Na onda Vermelha só abrem supermercados, padarias, restaurantes para entrega no balcão e ou em domicílio, além dos hortifrutigranjeiros, bancos, casas lotéricas e outras poucas atividades consideradas essenciais.
Não chega a ser, necessariamente, um lockdown com o confinamento das pessoas em casa, mas quase isso. Foi o que ocorreu por 40 dias em Itabira, desde que foi assinado o primeiro decreto de calamidade em saúde, em 19 de março.
Saiba quais são as atividades que podem abrir em cada uma das três etapas do plano Minas Consciente
Onda 1 – vermelha – só serviços essenciais
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão)
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros
– Serviços de ambulantes de alimentação
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito
– Vigilância e segurança privada
– Serviços de reparo e manutenção
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação
– Hotéis, motéis, campings e pensões
– Construção civil e obras de infraestrutura
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores
Onda 2 – amarela – serviços não essenciais
– Bares (consumo no local)
– Autoescola e cursos de pilotagem
– Salão de beleza e atividades de estética
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
– Papelaria, lojas de livros, discos e revistas,
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem
– Comércio de itens de cama, mesa e banho
– Lojas de móveis e lustres
– Imobiliárias
– Lojas de departamento e duty-free
– Lojas de brinquedos
Onda 3 – verde – serviços não essenciais com alto índice de contágio
– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
– Academias e demais atividades de condicionamento físico
– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
– Parques, zoológicos e jardins
– Clubes
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens
Muito bem! Parabenizo a prefeitura.
Estar positivo não significa adoecer. A vida não pode parar “dendicasa”. Gera mais doenças, como a depressão que fragiliza a imunidade.
Passou da hora de confiarmos em nosso imunológico e adotarnos cuidados reais com a saúde, como evitar alimentos industrializados, praticar atividades físicas e cuidar do cabeção.
Só assim para vencemos a “PandeMedo”.
Vamuquevamu, Itabira!
Não podemos esquecer minuto nenhum a Comunicação Petista: PT [TM] = “Me engana que eu compro”.
Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis. A Copa das Copas®, do PT e de lula.
E PT®?
“Muito engana-me, que eu compro” = Partido dos Trabalhadores[™].
E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
0.“Coração Valente©”
1.“Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
2.“Pronatec©”
3.“A Copa das Copas®”
4.“Fica Querida©”
5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6.“Foi Golpe®”
7.“Fora Temer©”
8.“Ocupa Tudo®”
9.“Lula Livre®”
10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11.“O Brasil Feliz de Novo®”
12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13.“Ele não®”.
14.“Minha Casa, Minha Vida©”
15.“Saúde não tem preço®”
16.“Haddad agora é verde-amarelo®” [rsrsrs].
17.“Rede cegonha©”
18.“LUZ PARA TODOS™” (kkk).
19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
20.“Água para todos©” (é mesmo?)
21.“Mais Médicos®”, pura propaganda e publicidade
22. PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
23.“Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
24.“Bolsa Família®”
25.“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.
Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT™!
Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso. PT™ é uma farsa, simulacro Kitsch. Um partido desgraçado.
Brasil Consciente? Minas Consciente? Quando? No final vai ser doloroso para TODO MUNDO. É escandaloso saber que aqui no Brasil não se valoriza a VIDA. Povo gado. Povo que elegeu o chefe da Milícia no Rio é um Povo Necrocidadão.