Clube de Mães do Santa Ruth promove 1º Encontro Antes da Fala
Por Lucia Tania Augusto
Foi realizado nos 30 e 31 deste mês, pelo Clube de Mães do bairro Santa Ruth, em Itabira, o 1º Encontro Antes da Fala –um evento de empoderamento feminino que nasce com o poder do desdobramento, relacionando a “força das águas com sua capacidade de adaptação aos desafios da caminhada”.
No workshop contamos com a participação de lideranças femininas locais. Com o teor absolutamente prático, desenvolveram-se atividades de Danças Circulares, Meditação Ativa, Escrita Criativa, experiências com Aromaterapia, Bioenergética e Contação de Histórias com fins terapêuticos complementares.
O objetivo central era o processo de sensibilização e conscientização sobre a necessidade de as mulheres tomarem frente em processos de mudanças e mobilização social.
No acolhimento, ainda com os desafios trazidos pela pandemia, foi fundamental seguir os protocolos necessários e garantir a segurança de todas.
Buscou-se também deixar as mulheres falarem por si e assim garantir o lugar de fala como o primeiro passo para conquistas efetivas a médio e longo prazo.
As facilitadoras Elizabeth Mendes, Maria Amélia Godói e esta que escreve este artigo, focaram na escuta e no exercício de autoestima, divulgando dicas sobre autocuidado e incentivo à criatividade com vistas no empreendedorismo.
Despertar o talento dessas mulheres foi a tarefa mais importante. A utilização de dinâmicas e textos como A Águia e a Galina, de Leonardo Boff, marcaram momentos de conscientização e reflexão.
Cada participante foi levada a repensar o papel como indivíduo e membro de uma comunidade, com propostas para o “agir local e pensar global”.
No evento, foi divulgado um abaixo-assinado que esperamos contar com 7.500 assinaturas para a criação do Dia da Fonte, visando a preservação de nossas nascentes. Circulará até o final de novembro e conta com a colaboração de todas e todos.
Do encontro saíram também demandas concretas como:
-Articulação de Grupos de Apoio para famílias com crianças e adolescentes autistas;
-Concepção de um Curso de Formação para mulheres que queiram se tornar “Maridas de Aluguel”.
Ausências
Em função das chuvas, 25 mulheres da Associação dos Moradores Rurais da Microrregião do Rio Tanque (Amorita) não puderam participar pelo fato de residirem na zona rural, uma vez que a estrada ficou intransitável.
Mas teremos outras oportunidades. O 2º Encontro Antes da Fala já está agendado para os dias 13 e 14 deste mês, quando as facilitadoras irão de encontro ao grupo de mulheres da Amorita em suas comunidades no rio Tanque.
A Associação das Empregadas Domésticas de Itabira é uma das primeiras do país. Conheci a sua primeira presidenta, Rita Izidora. Para dona Nair Monteiro Vieira o abraço caloroso. Pelo que li aqui vocês são alto tecnologia, aliás o bairro de Santa Ruth, lugar do seu Pratinha Vieira sempre esteve a frente na defesa de direitos. Viva as velhas e as minas do Clube de Mães do Santa Ruth.