Câmara de Itabira aprova Semana de Doação de Cabelos para confecção de perucas para quem tem câncer e alopecia

A presidente da Oncoviva, Andrea das Graças, explicou como deve ser feito o corte dos cabelos para doação

Foto: Carlos Cruz

De autoria do vereador Júlio “Contador” César de Araújo (PTB), a Câmara Municipal de Itabira aprovou, em primeiro turno, projeto de lei de incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer e ou com alopecia, que é doença que provoca a queda de cabelos.

Para isso foi instituída a Semana Municipal de Doação de Cabelos., emdata ainda a ser definida por meio da regulamentação. Assim que o projeto for aprovado em segunda votação, e a lei sancionada, durante a semana será desenvolvida campanha de conscientização e incentivo à doação.

Segundo o vereador Júlio “Contador”, o projeto visa incentivar a doação das madeixas a entidades como a Oncoviva, que providenciará, por meio de convênio, a confecção das perucas para doação.

“O propósito é conectar as pessoas, promover a solidariedade, enaltecer a importância desse gesto altruísta que ajuda recuperar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer e portadoras de alopecia”, justificou o vereador.

Conforme explicou a presidente da Oncoviva, Andrea das Graças, que fez uso da tribuna na reunião de terça-feira (15), para fazer a doação os fios de cabelos devem ter pelo menos 20 centímetros, que é o cumprimento mínimo para confecçionar o acessório.

“O cabelo precisa estar limpo e completamente seco, devendo ser amarrado com elástico antes de cortar. Não pode estar escovado ou com chapinha, mantendo-se na forma natural. Em seguida deve ser colocado em um saco plástico.”

A Oncoviva funciona em uma sala no Mercado Municipal, na avenida João Pinheiro, onde as madeixas podem ser entregues para posterior confecção de perucas para doação.

A organização social itabirana de apoio aos pacientes com câncer foi fundada em 2013. Desde então assiste a quem está em tratamento com apoio emocional, social e psicológico.

A funcionária da Câmara, Heloisa Oliveira, fez doação à Oncoviva de seus cabelos, cortados e armazenados na forma recomendada. Um gesto que simbolizou o engajamento dos servidores do legislativo itabirano na campanha de doação.

O vereador Júlio “Contador”, a funcionária Heloisa Oliveira e a presidente da Oncoviva, Andrea das Graças: doação de cabelos (Foto: Ascom/CMI)

Leitura nos espaços públicos

Outro projeto aprovado pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira institui o programa de Leitura nos Espaços Públicos, de autoria do vereador Júlio “do Combem” César de Araújo (PP).

O que se espera é fomentar o hábito de leitura em todos os locais. Com o projeto, o vereador espera promover saraus poéticos e literários nas praças da cidade.

Além disso, a expectativa é de a Prefeitura reservar espaços públicos destinados à leitura, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas de ensino para promover e divulgar o programa.

“A leitura transforma o ser humano. Ao ler, desenvolvemos habilidades linguísticas, interpretativas, melhora o raciocínio, a concentração, as formas de expressão e a criatividade”, exalta Júlio “do Combem.”

Além disso, quem lê nunca está sozinho. O livro permite interagir com os personagens e com a realidade narrada. E ajuda na conscientização das pessoas para que contribuam para um mundo melhor, fraterno e humanizado.

Transferência de sede

Em comemoração ao Dia do Tropeiro, celebrado no dia 29 de março, a sede do governo municipal será transferida, temporariamente, para o distrito de Ipoema.

A mudança, solicitada pelo prefeito, foi votada e aprovada pelos vereadores.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *