Café com pão e poesia de Drummond nas padarias de Itabira

A partir desta quarta-feira (29), o “biscoito fino” da poesia de Carlos Drummond de Andrade começa a chegar junto com “o pão nosso de cada dia” aos lares itabiranos.

Trata-se do lançamento do projeto Pão em Poesia, que integra a programação de aquecimento para o Festival Literário de Itabira (Flitabira), patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.

O festival literário terá o seu ápice na última semana de outubro, de 27 a 31, quando será celebrado os 119 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Com o projeto, o pãozinho francês pode ser consumido nos cafés da manhã e da tarde juntamente com a leitura dos poemas Segredo, Estampas de Vila Rica e Rifoneiro Divino, provando mais uma vez que Drummond rima com o mundo.

Os poemas estarão impressos em embalagens de tamanhos diferentes, com distribuição entre os dias 29 deste mês e 9 de outubro (aniversário de Itabira) nas padarias do Centro e dos bairros Areão, Amazonas, Vila Santa Rosa, Esplanda, Praia, Pará e Campestre.    

Confira a relação dos estabelecimentos participantes dos projeto Pão em Poesia

– Tia Eliana (Praça Nico Rosa, 86 – Centro)

– Tia Eliana (Av. João Pinheiro, 474 – Centro)

– Padaria Central (Av. João Pinheiro)

– Pastelaria Luiza (Guarda-Mor Custódio, 197 – Centro)

– Papelaria Estante (Guarda-Mor Custódio, 206 – Centro)

– Padaria Pires (Osório Sampaio, 45 – Vila Santa Rosa)

– Padaria Ki PãoZão (Av. Rio Doce – Areão)

– Oficina do Pão (Av. Brasil, 766 – Amazonas)

– Point do Açaí (Av. Mauro Ribeiro, 548 – Esplanada)

– Padaria Pão Dourado (R. Mesquita, 62 – Praia)

– Padaria Ki PãoZão (R. João Camilo de Oliveira Torres, 1217 – Praia)

– Pão Ideal de Itabira (R. Dom Prudêncio, 207 – Pará)

– Pão Ideal de Itabira (Av. João Pinheiro, 771 – Centro)

– Panificadora Campestre (R. Chácara – Campestre)

Mais informações: www.flitabira.com.br – @flitabira

 

 

Posts Similares

2 Comentários

  1. Muito legal. Na década de 80 criei o projeto “In\Sacando as Poesia”, que era de colocar folhas com poemas dentro de saquinhos de pães, que ganhou o Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju/SE, em 1998. Aí Diovane Mendonça usou minha ideia e fez melhor: colocou poemas impressos nos saquinhos de pães de padarias em BH e revolucionou, ganhando até prêmios nacionais. Pronto: em Recife fizeram a mesma coisa e em Itabira também. Mas tudo bem: a gente cria e entrega pro mundo. Já não é mais nosso: passa a seu universal. Abraço.

    1. Esse projeto de Iabira tem características do brilhante trabalho do poeta Rogerio Salgado que colocava poemas dentro do saquinho de pães e o projeto Pão com poesia tem impresso nos saquinhos a poesia.
      Rogério Salgado nasceu em Campos dos Goytacazes\RJ, mas reside em Belo Horizonte desde 1980. Na década de 80 foi um dos editores da Revista Arte Quintal. Em 1993 criou o projeto “In/Sacando a Poesia” (Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia-Aracaju/SE, em 1998), que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *