Bloco Beiço do Wando realiza seu aguardado cortejo neste domingo (2), em Belo Horizonte
Foto: Phillipe Guimarães/ Divulgação
A concentração neste domingo (2) do bloco Beiço do Wando, um dos mais animados da capital mineira, está marcada para às s 9h na Avenida Brasil, nº 1245, no bairro Funcionários, com início do desfile às 10h seguindo em direção à avenida Brasil, 845, Santa Efigênia
Para este ano, o tema escolhido é Quero vê-la sorrir, inspirado na música Sandra Rosa Madalena, de Sidney Magal, celebrando a valorização feminina e a nostalgia da música popular brasileira.
Entre as atrações, destacam-se as integrantes do grupo Fat Family e a cantora Maria Sabrina, filha de Wando, que já havia participado do cortejo no ano passado. São convidadas especiais que prometem animar os foliões com um repertório cheio de sucessos. A expectativa é reunir cerca de 100 mil foliões.
“A ideia é enaltecer as mulheres. Entender que a mulher pode ser o que ela quiser, que ela pode se sentir bem no carnaval”, destaca a cantora Karol Braga, vocalista do Beiço do Wando. “Por isso, o encontro entre nosso tema ‘Quero vê-la sorrir’ e o Fat Family é tão feliz”, complementa a artista.
Segundo a organizadora do Beiço do Wando, Renata Leite, “o Fat Family é marcado por essa força feminina tão potente, que tem uma longa história no cenário musical brasileiro”.
Celebrando 25 anos de carreira, o Fat Family chega numa formação inteiramente feminina, com as irmãs Suzete, Katia e Simone. “A ideia de trazer os integrantes do Fat Family está intimamente ligada ao tema que escolhemos para este ano, nessa exaltação e valorização da liberdade da mulher”, destaca Renata.
O público pode esperar sucessos do grupo paulista na roupagem característica do bloco Beiço do Wando, numa grande e nostálgica celebração. “A questão da nostalgia também é muito importante. As meninas do Fat Family fazem parte da nossa memória afetiva e também do nosso público”, salienta Karol.
A bateria do Beiço do Wando é composta atualmente por cerca de 180 pessoas e está separada em sete naipes: Surdo de Marcação; Surdo de Variação, Repinique, Caixa, Agogô, Tamborim e Rocar.
A preparação dos integrantes teve início em setembro de 2024, com os ensaios técnicos, e posteriormente com os ensaios abertos, durante os meses de janeiro e fevereiro, com a presença do público e de artistas convidados.
Sobre Fat Family

Um verdadeiro fenômeno dos anos 1990 e 2000 e, na época, formado pelos oito irmãos Celinha, Celinho, Deise, Kátia, Sidney, Simone, Sueli e Suzete, o Fat Family conquistou o público com suas vozes potentes, gingado e um toque de referências ao gospel norte-americano. Impossível quem cresceu e viveu os anos 90 não lembrar do lendário grupo e sua coreografia do “pescocinho”.
Fat Family fez o Brasil inteiro dançar e mostrou o potencial da música negra brasileira para o mundo, e em sua nova fase não tem sido diferente. Em 2023, o grupo anunciou o retorno com uma nova turnê e formação — com as três irmãs Suzete, Katia e Simone —, numa celebração aos 25 anos de trajetória. Desde então tem apresentado toda a potência e versatilidade do grupo em apresentações únicas.
Sobre o bloco Beiço do Wando

Criado em outubro de 2015 por agitadores culturais da capital mineira, o bloco Beiço do Wando reúne músicos que integram bandas autorais da cidade, com diversos anos de carreira na área, além músicos freelancers, produtores e comunicadores. Desde então, o bloco faz seu cortejo dentro da programação do carnaval de Belo Horizonte, que atualmente é um dos destinos mais procurados no Brasil.
Na época, o axé music era o estilo musical mais presente nos blocos carnavalescos, e na busca de uma identidade um pouco mais original, a afinidade estética encontrada entre todos os fundadores foi o que popularmente se conhece como o “brega music”, que abarca um coletivo de cancioneiros da música popular brasileira, reunindo uma vertente muito rica e de extrema importância artística e histórica dentro do cenário da nossa música.
Mas apesar da importância e do reconhecimento por parte do público, o cancioneiro popular ainda não recebe a devida relevância dentro dos espaços culturais. Por esse motivo, a criação do bloco é uma forma de valorizar a cultura popular e a genuína conexão do público com estas manifestações.
Como o próprio nome diz, O Beiço do Wando surgiu como uma homenagem a um dos maiores ícones dessa vertente musical. Considerado um dos maiores representantes da música popular do país, Wando entrou para a história por conta de suas composições românticas, que também destacam teor erótico, conquistando um lugar de destaque no cancioneiro popular.
Sua fama de conquistador o transformou num porta-voz dos apaixonados ou de quem buscava inspiração para ir atrás de um amor. Inclusive era comum que suas fãs atirassem calcinhas no palco durante as suas performances, o que lhe rendeu uma coleção muito grande, além de várias histórias acerca de suas performances que misturava música e interpretação.
O repertório do bloco é composto por canções que remetem à memória afetiva do público, inspirado em sucessos de artistas como o próprio Wando, muso inspirador, o bloco também conta no seu repertório com músicas que ficaram eternizadas por outros ícones do cancioneiro popular, como Reginaldo Rossi, Sidney Magal, Gretchen, Roupa Nova, Roberto Carlos, Odair José, Fábio Jr, Chitãozinho e Xororó, além de diversos outros que estão gravados nos corações românticos. São sucessos bastante conhecidos do público e que fazem parte da memória afetiva das pessoas, lembrando momentos e pessoas que foram marcantes.
Atualmente, o bloco conta com uma bateria que reúne cerca de 170 integrantes, com ensaios frequentes ao decorrer do ano. Além dos ritmistas da bateria, o bloco ainda conta com uma banda de musicistas composta por oito integrantes fixos e músicos profissionais, incluindo Ícaro Eugênio (guitarra e backing vocal), Igor Eugênio (vocal), Karol Braga (vocal), Wesley Calmon (bateria), Gustavo Reis (baixo), Gustavo Henrique (teclado) e Caio Falqueto (regente).
Siga nas redes sociais: @beicodowando
Serviço
Cortejo Bloco Beiço do Wando
Data: 02 de março – domingo
Horários:
Concentração: 8h
Cortejo: 9h
Local: Avenida Brasil, 1245 – Funcionários – BH/MG