Biblioteca Luiz Camillo, da FCCDA, abre inscrições para concurso de desenho infantil inspirado em aventuras literárias
Foto: Gustavo Linhares/ FCCDA
Com o tema “Onde cada livro é uma aventura esperando para começar”, a Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), abre inscrições para o Concurso de Desenho Infantil.
Crianças de 7 a 12 anos podem participar, desde que estejam cadastradas na biblioteca. A inscrição exige a assinatura de um termo de autorização por um responsável. O prazo para se inscrever e apresentar os desenhos vai até 22 de abril.

Ao se inscrever, os participantes recebem uma folha personalizada para criar um desenho livre, utilizando materiais artísticos como lápis de cor, canetinhas, giz de cera, entre outros. Além disso, podem incluir uma frase poética expressando como a biblioteca as faz sentir.
Para realizar o cadastro na biblioteca, é necessário apresentar um comprovante de endereço, um documento de identificação e uma foto 3×4. O regulamento completo, a ficha de inscrição e o termo de autorização estão disponíveis no site oficial da FCCDA (www.fccda.com.br) ou diretamente na biblioteca.
Criatividade
De acordo com os organizadores, o concurso é uma chance para as crianças explorarem sua criatividade e imaginação por meio de desenhos que expressem as aventuras e a magia que os livros proporcionam.
“A ideia é que as crianças não só desenhem a biblioteca como um espaço que oferece aventuras e descobertas, mas também criem uma definição poética simples, mas cheia de significado, como se estivessem contando um segredo sobre como a biblioteca faz elas se sentirem”, explica Vanessa Silva de Faria, superintendente da FCCDA.
O vencedor do concurso será premiado com um voucher para comprar um livro de sua escolha no Clube da Leitura, incentivando ainda mais o hábito da leitura.
Critérios de avaliação
Os desenhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- Adequação ao tema: Conformidade do desenho e da frase com o tema proposto (20 pontos).
- Qualidade do desenho e criatividade da frase: Técnicas e originalidade (30 pontos).
- Clareza e emoção: Criatividade da frase e sua capacidade de emocionar (30 pontos).
- Ineditismo: O desenho e a frase devem ser originais e não podem ter sido apresentados em outros concursos (20 pontos).
Exposição e direitos autorais
Os desenhos enviados podem fazer parte de uma exposição na biblioteca. Ao se inscrever, os participantes autorizam de forma gratuita e irrevogável o uso dos direitos autorais de suas obras pela Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto.
A decisão da Comissão Julgadora será definitiva e dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com a organização do concurso.

Isso é cultura.