Atingidos pela mineração em Itabira vão eleger mais um delegado para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília

A moradora Jovane Souza Campos (na foto em destaque) relatou em encontro com o MPMG, em 4 de maio de 2023, que seu pai, acamado, não consegue dormir na vizinhança do Pontal devido ao constante barulho: ‘o som pi, pi, pi, pi é dia e noite”, relatou

Foto: Carlos Cruz

Com o apoio da Assessoria Técnica Independente da Fundação Israel Pinheiro (ATI-FIP), moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, impactados por remoções, poeira, vibrações e muitas incertezas, se reúnem na 1ª Conferência Livre dos Atingidos pela Mineração, nesta quarta-feira (22), às 18h30, no Centro Pastoral da Igreja São José (rua Raimundo de Souza, 178 – Bela Vista).

A conferência tem apoio também do Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região e da Caritas Diocesana. O encontro dá sequência à 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Clima, realizada em Itabira, no Parque do Intelecto, em 9 de dezembro, quando foram escolhidos os delegados para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, em Brasília.

Na conferência municipal, dois representantes dos atingidos pela mineração foram escolhidos para participar da conferência nacional: Marly Patrocínio e Gieser Coelho, eleitos delegada e suplente, respectivamente, pela cota da sociedade civil. Já na conferência livre desta quarta-feira, mais um representante dos atingidos e seu respectivo suplente serão escolhidos.

Leia também aqui: “Não existe mineração sustentável”, afirma Sérgio Abranches, palestrante na Conferência de Meio Ambiente e Clima, em Itabira

E também aqui: Maria Alice é homenageada na Conferência de Meio Ambiente e critica os que ainda não acreditam nas mudanças climáticas

Temas centrais e eixos temáticos

Segundo os organizadores, a 1ª Conferência Livre dos Atingidos pela Mineração segue o tema principal do calendário nacional de conferências de meio ambiente: “Emergência Climática”.

Contudo, enfatizará três dos cinco eixos temáticos sugeridos pelo Ministério de Meio Ambiente: “Adaptação e Preparação para Desastres (Prevenção de Riscos e Redução de Perdas e Danos)”, “Justiça Climática” e “Governança e Educação Ambiental (Superação das Desigualdades)”.

Representante dos atingidos do sistema Pontal e delegado municipal suplente na conferência nacional, Gieser Coelho destaca que a mineração será um dos temas que pretendem levar a Brasília, sendo também central nos debates da 1ª Conferência Livre dos Atingidos em Itabira.

“Vamos escolher mais um delegado municipal para participar de outras mesas de discussão, acentuando que a questão da reparação passa também pela criação de políticas públicas específicas para quem sofre com as consequências negativas da mineração em tempos de mudanças climáticas”, enfatiza.

Para debater os temas propostos, os participantes da conferência livre se dividirão entre os eixos temáticos para pensar e elaborar seis propostas que serão apresentadas na conferência nacional.

“A conferência livre é mais uma etapa na busca pela reparação dos danos que estamos sofrendo aqui em Itabira”, acentua o líder comunitário.

Serviço

1ª Conferência Livre dos Atingidos pela Mineração

Eixos temáticos 

1) Adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos);
2) Justiça Climática;
3) Governança e Educação Ambiental (superação das desigualdades)

Data: 22/01/2024 (quarta-feira).

Horário: 18h30

Local: Centro Pastoral da Igreja São José – Rua Raimundo de souza, 178 – Bela Vista

Programação

18h30 – Credenciamento e acolhimento

19h – Abertura e apresentação da programação

19h15 – Grupo de Trabalho por eixo temático (rodas de conversa em cada eixo, com presença de facilitador para discorrer sobre a temática, construção coletiva das propostas (2 por eixo temático) e apresentação de candidaturas a delegado municipal)

20h15 – Apresentação e aprovação das propostas

20h45 – Eleição da pessoa delegada

21h – Encerramento

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *