Associação recolhe assinaturas em abaixo-assinado reivindicando melhorias no trânsito no centro de Santa Maria de Itabira
Foto: Divulgação/ Vandinho
A Associação de Conservação Ambiental Orgânica (Acaó), entidade da sociedade civil santamariense, está recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado, a ser encaminhado à Prefeitura e à Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira.
No documento, pede urgentes melhorias no trânsito local, que está tão complicado como é o trânsito em Itabira, ambos congestionados com o movimento de empresas da mineração, como também pelo fato de a cidade ser cortada por uma rodovia estadual.
O resultado disso tudo é um barulho ensurdecedor, barulho e lama dia e noite, afirmam os organizadores do abaixo-assinado.
Leia a íntegra do manifesto e endosse o abaixo assinado aqui.
“Poeira e ou lama. Barulho ensurdecedor dia e noite. Risco de atropelamentos de crianças, idosos, todos os pedestres e ciclistas na cidade. Aulas em todas as escolas da cidade perturbadas pelo barulho do trânsito pesado. A poluição sonora e do ar debilitando ainda mais a delicada saúde dos Pacientes do Hospital Padre Estevam.
Os moradores do Recanto Salvador Pires também são atingidos com a perda da tranquilidade, do sossego e do ar puro. Rachaduras nas casas, e em todos os estabelecimentos por onde passa o trânsito pesado da MG 120.
Ruas esburacadas, sem passeios para pedestres, sem ciclovias. Congestionamentos rotineiros. Poluição do ar trazendo doenças respiratórias. Falta de espaço para a circulação dos veículos dos habitantes da cidade. Sem espaço para os encontros da comunidade, com evidente prejuízo da sua vida social.
Diante desse quadro grave na vida cotidiana de Santa Maria de Itabira, apresentamos nossas propostas à Prefeitura e à Câmara de vereadores:
São elas:
No curto prazo:
1-Renovação e instalação de faixas de pedestres elevadas em locais prioritários:
– A mais importante: diante de todas as escolas;
– Na rotatória da imagem da Nossa Senhora do Rosário;
– Em frente aos comércios mais movimentados;
2-Instalação de sinais luminosos nas esquinas mais importantes;
3-Contratação de profissional de trânsito para uma solução viária segura da rotatória da imagem da Nossa Senhora do Rosário, no encontro das ruas do Rosário, rua José da Silva Braga, rua Dona Carmelita com a rua principal Casemiro Andrade;
4-Redução da velocidade permitida para o trânsito na cidade, a 30 km por hora, velocidade adotada nas cidades preocupadas em conter os perigos do trânsito;
5-Colocação de uma linha de ônibus coletivo, gratuito ou a preços populares, na cidade e que circule entre o Chaves, Fogão de Lenha, Cachoeira e o Oriente.
6-Proibição de estacionamento de veículos pesados;
7-Proibição de comboios de caminhões pesados;
8-Cobrança de estacionamento para veículos leves em mão única, nas ruas secundárias;
9-Construção de vários estacionamentos menores para bicicletas em locais estratégicos, em 45 graus;
10-Multas para quem obstrui as calçadas;
11-Colocação de placas indicativas dos destinos principais como Belo Horizonte, Itabira, Guanhães e Ferros com suas respectivas distâncias em quilômetros. Placas também com nomes das ruas da cidade e de indicação dos seus equipamentos públicos principais como Hospital, Postos de saúde, Escolas e Prefeitura;
12-Campanhas educativas de gentileza no trânsito desenvolvidas pelos estudantes e adotadas pela prefeitura.
No médio prazo:
1-Melhorias nos passeios, com piso regular, não derrapante e com largura suficiente para passagem de cadeirantes;
2-Construção de ciclovias ligando o centro da cidade até a Vila, o Chaves, o Fogão de Lenha, a Cachoeira e o Oriente;
3-Planejar uma alternativa viária para a circulação de veículos pesadas, longe do centro da cidade.
Solicitamos a você morador, conterrâneo e amigo da cidade que assine essa petição e a compartilhe nas suas redes.”
Assine já e contribua para melhorar o trânsito no centro de Santa Maria de Itabira: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR142942
É melhor deixar como está. Quanto mais reividica, as coisas só piora . Em itabira nada que faz ,dá certo .
Temos que reivindicar sim, arrebentaram nosso carro, estacionado ao lado da cooperativa de SMI, não demora, teremos óbitos aqui. A maioria dos caminhoneiros passam falando ao celular.