Aposentados e pensionistas do plano BD da Valia vão ter um Natal mais feliz com o recebimento de abonos liberados pela Previc
Fotos: Divulgação
O conselho deliberativo da Valia aprovou, na quarta-feira (1), proposta que viabiliza o pagamento antecipado de 5.1 abonos de superávit aos aposentados e pensionistas do plano BD. E confirma o pagamento na folha dos assistidos no dia 29 deste mês.
“A conquista é garantida ao pessoal do BD, mas a luta continua para que o benefício seja estendido também aos que estão no plano BP”, diz o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, para quem esses aposentados e assistidos vivem uma situação “fragilizante” após a migração do plano em 2000. “Essa vai ser mais uma etapa nessa luta até a vitória.”
Mobilização

Segundo André Viana, essa primeira conquista é resultado da mobilização social, como também da ação das entidades que se reuniram, no dia 26 de julho, em Brasília, no gabinete do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Na sequência, o ministro determinou ao superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, que fosse colocado um fim na restrição que impedia o pagamento de abono relativo ao superávit.
“O ministro e os superintendente da Previc, assim como o diretor de normas da autarquia, Alcinei Cardoso, ficaram sensibilizados com a injustiça que vinha sendo cometida contra os aposentados e pensionistas do Plano BD”, conta o presidente do sindicato,
Ainda segundo Viana, após a aprovação das propostas com o fim da restrição pela Previc, em 26 de outubro, nesta quarta-feira (1), o Conselho Deliberativo da Valia, em reunião extraordinária, aprovou o pagamento do superávit.
Leia mais aqui:
E aqui:
União

A mobilização social comprova que a união faz a força, exalta André Viana. ““É impressionante a força de luta e persistência de todos que participaram dessa conquista”, exalta.
Ele conta que foram realizadas inúmeras reuniões, viagens, cálculos e estudos para demonstrar a injustiça que se cometia contra os aposentados e assistidos da Valia, culminando com a liberação dessa antecipação de abonos do superávit.
“O Natal para esses batalhadores e batalhadores com certeza vai ser mais feliz.“
E a opinião do presidente da APOSVALE? Não sou favorável a esse tipo de reportagem pois assanha a gula de familiares e até de comerciantes .