América entra em campo com cães atingidos por rompimento de barragem em Brumadinho para adoção
Fotos: VinniSilva/ Portrel Imagens
Foi um golaço de solidariedade antes de a bola rolar. Em jogo válido pela quarta rodada do campeonato Mineiro 2022, entre América e Athletic, na Arena Independência, em Belo Horizonte, no sábado (5), apesar do empate em 1 a 1, o América fez um gol de placa ao entrar em campo com alguns dos cães resgatados após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho.
O merchandising em campo teve por objeto sensibilizar interessados em adotar esses animais (cães e gatos), dando-lhes de volta um lar definitivo. Para não assustar os animais, não se soltaram fogos de artifícios enquanto permaneceram no estádio.
No total, 299 animais (246 cães e 53 gatos) estão disponíveis para adoção. A parceria do América com a divulgação é com a mineradora Vale.
A empresa cuida desses animais desde 2019, sendo que 380 animais que estavam na mesma situação já foram adotados – 250 cães e 130 gatos.
Segundo Magda Castro, supervisora da Fazenda Abrigo de Fauna, que cuida desses animais, a ação em campo é para tentar reverter a queda no número de adoções. “A ação realizada pelo América traz a esperança de que os animais encontrem um novo lar.”
Adoção online
Os interessados podem conhecer cada um dos animais na página “Me leva pra casa” (http://www.vale.com/melevapracasa), que já recebeu cerca de 30 mil visitas.
Os veterinários são capacitados para realizar entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância.
Após a adoção, os pets serão acompanhados por profissionais durante os seis primeiros meses. A ação faz parte dos compromissos apresentados pela mineradora aos órgãos públicos.
Ainda como parte desses compromissos, desde o rompimento da barragem B1, em Brumadinho, a Vale mantém estruturas para acolhimento, cuidado e abrigo temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas.